FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

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terça-feira, 2 de agosto de 2011

Falta de motivação? De quem? Pra quem?

Todas as reuniões o assunto é “motivação”. Mas não pense você que é pra motivar o professor, ao contrário, é para que os professores motivem os alunos à estudar. Você acha que eu estou brincando? É verdade. Como os alunos não precisam se esforçar para serem promovidos, então o professor tem que “aprender a motivar” os alunos.

E toda reunião é a mesma conversa fiada. Até já nos foi colocado como exemplo o professor de cursinho. Imagina ! Deu-me vontade e ter um acesso de riso.

Em primeiro lugar, o professor de cursinho tem que ser um artista, afinal eles estão preocupados em fazer com que você guarde o maior numero de informações possíveis (não está em questão se considero esse método apropriado, mesmo porque o sistema usado no estado de São Paulo é o construtivismo, ou seja, o oposto disso), geralmente a matéria de três anos é colocada em seis meses ou em no máximo um ano.
Em segundo lugar: eles são mais bem remunerados que nós, pois trabalham numa instituição particular, (não deveria ser assim, mas é). Em terceiro lugar: ninguém impôs pro aluno que ele deve freqüentar o cursinho, quando o aluno se matricula ele já sabe o que quer fazer e já tem essa “motivação”.

E a nossa motivação? Qual seria?
No artigo anterior falei sobre o conteúdo das escolas particulares e comparei com a escola pública, e volto nesse assunto, além de termos de lidar com os conteúdos prontos de apostilas, que não chegam nem perto do nível de ensino de uma escola particular, temos que lidar com alunos que muitas vezes não querem nem estar na escola e não tem nenhuma perspectiva de futuro, infelizmente. Alunos, que por conta de um sistema, não tem obrigação de estudar. Que, muitas vezes não tem o apoio familiar necessário para motivá-lo a estudar e, muitas vezes, não tem nenhum interesse em fazer faculdade e quando pensam em fazer, 90% não tem a “ilusão de passar” numa faculdade pública, como eu já citei antes.

E qual a fórmula mágica para fazer esse aluno se motivar a estudar? Como fazê-lo entender que ele é capaz de passar numa faculdade pública, com o nível de ensino que está sendo oferecido? Como garantir pra ele que se ele der continuidade no ensino dele o futuro dele vai ser melhor e ele vai ser reconhecido e bem remunerado? Afinal de contas nós, professores de escola pública, não somos as pessoas mais bem indicadas pra isso. Infelizmente.

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