FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 30 de outubro de 2011

Acredita em vampiros? Estão no Universo, mas em que lugar?




No Universo existem coisas inexplicáveis, e uma delas nem os astrônomos entendiam, pois agora já entendem, as estrelas que são apelidadas de “estrelas vampiras”. Elas parecem mais jovens do que realmente são e o motivo dessa “juventude preservada”, não é plástica, nem botox elas simplesmente sugam outras estrelas.
Elas fazem parte de um sistema binário e roubam a energia da companheira, deixando o seu brilho fraco, motivo pelo qual é tão difícil a detecção dessas companheiras. http://cosmonovas.blogspot.com/2011/10/o-misterio-das-estrelas-vampiras.html



Mas, mudando de assunto e nem mudando tanto assim, as estrelas, os planetas, o universo é uma coisa muito complexa, é muito difícil para a gente compreender o seu tamanho.
Temos noção de espaço, claro, mas em se tratando do universo perdemos completamente essa noção. Mas, quando os astrônomos se referem a medida, assim como usamos quilômetros, aqui no Brasil, a coisa complica.

O nosso Sol está pertigente, em se tratando de espaço, ela está aqui ao lado, há cerca de 150 milhões de quilômetros. Bom, até aí estamos usando as medidas usuais, que estamos acostumados. Mas, pensando bem, é longe demais né! E essa é a estrela mais próxima de nós, as outras estão muito mais longe. Na astronomia, como usamos essa distâncias, que são enormes, eles utilizam uma outra unidade de medida, que é a Unidade Astronômica UA, que é exatamente essa medida, Terra- Sol, então 1 UA é a mesma coisa que 150 milhões de quilômetros.






Assim, o nosso Sol está a 1 UA de nós (Terra), depois do Sol, a mais próxima está longe demais, assim eles adotaram outra unidade de medida, que é chamada de anos – luz.
Vou explicar, a velocidade da luz é, aproximadamente 300 000 quilômetros por segundo, então 1 ano luz, significa que se viajar nessa velocidade (300 000 km/s) demora 1 ano pra chegar. Mas quem viaja nessa velocidade? Ninguém e até agora, nada, ainda é humanamente impossível, apesar dos “metidos” neutrinos, resolverem superar isso, só para aparecer! Leia mais ... http://fisicasemeducacao.blogspot.com/2011_09_01_archive.html 



 A estrela mais próxima de nós está há, aproximadamente, 4, 2 anos-luz de nós. Ou seja, se conseguíssemos viajar a 300 mil quilômetros por segundo demoraríamos 4 anos e 2 meses para chegar até ela. Ela tem o nome de Próxima Centauro e fica na constelação de Alpha Centauro. Para que você a enxergue é fácil. O conhecido Cruzeiro do Sul no céu, localize ele e a esquerda há duas estrelas bem brilhantes, a que estiver mais a esquerda é a nossa vizinha Próxima Centauro.
Agora, vamos viajar mais? Eles, os astrônomos, calcularam o tamanho do Universo, pelo menos aquele que já foi observado até agora, e sabe quanto já vasculhamos? 14 bilhões de anos-luz. Acredita? Isso não é mágica e nem dedução, é física, matemática e tecnologia. Pra fazer um “tour” no espaço, na velocidade da luz, demoraria 14 bilhões de anos, consegue imaginar isso?

O universo visível

E as estrelas vampiras está há aproximadamente 5 000 anos luz de nós. Ufa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!