FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 6 de agosto de 2011

Reescreva a história usando o mesmo protagonista




Quando comecei esse blog, a minha proposta inicial era falar sobre o ensino de física, pois a situação está gravíssima nessa área, não existe professor e não existe aluno interessado na física. Eu sou uma apaixonada pela física, mas me deparei com problemas que não fazem parte só da minha área, atinge a todas as áreas, a falta de interesse é geral, é um perfil de uma geração, claro que estou me referindo as escolas públicas, pois é aonde tenho parâmetro pra opinar.

Hoje de manhã estava pensando numa conversa que tive com uma colega de trabalho e estávamos falando sobre greve. Fiquei pensando no tema e eu acho injusto os alunos pagarem por um sistema. Eles já não têm uma educação de qualidade e ainda por cima não terão professor. A minha filha estuda em escola pública, desde o ano passado ele estão sem professor de matemática, isso é injusto e assim como acho injusto a minha filha não ter professor de matemática, acho injusto que os outros filhos também não tenham, mas não posso culpar ninguém por isso, só lamentar, afinal isso faz parte de um sistema que vai ser muito difícil ser mudado.

Mas se eu não considero a greve como uma saída, eu teria que propor uma solução melhor para podemos reivindicar toda essa situação. Lembrei do impeachment do Fernando Collor e fiquei pesando qual teria sido o motivo pelo qual aqueles jovens foram às ruas protestar por um governo, e melhor, obtiveram os resultados que queriam. Eles foram manipulados? Não acredito nisso, claro que teve uma influência da mídia, mas este não foi o fator principal. Afinal de contas, depois desse ocorrido, nunca mais houve jovens, naquela quantidade e daquela forma, protestando quanto a nada.

No dia seguinte, conversando com meu pai, perguntei a ele qual seria a sua opinião a respeito. Ele me respondeu a mesma coisa que eu havia pensando. Fernando Collor foi o presidente mais jovem do Brasil e usou esse fato para chegar ao poder, o jovem se “iludiu” com todo aquele discurso, aliás, não só o jovem, toda aquela conversa de caçador de marajás e etc.Quando os jovens perceberam que haviam sido manipulados e que aquele presidente não era nada daquilo que tinha dito, se revoltaram então a mídia uniu o útil ao agradável, pois estavam todos naquela situação. Ele havia mexido com o orgulho jovem.

Concluindo, os professores têm nas mãos a força do jovem, afinal, o professor nunca foi ouvido e a possibilidade de mudar isso é muito remota, remotíssima. Então o jovem tem que perceber que eles merecem um ensino de qualidade, que os alunos de escolas públicas têm o mesmo direito daqueles mais privilegiados financeiramente e que o governo precisa valorizar e reconhecer isso. E a única maneira deles reconhecerem isso, é oferecendo aos jovens professores satisfeitos e reconhecidos também, porque nenhum professor consegue estimular se não tiver um estímulo e esse estímulo deve vir através do reconhecimento e de uma remuneração digna.

Isso é um direito do aluno e do professor.

O professor está tão desestimulado que não percebe o quanto são importantes e o quanto que o governo precisa deles, então vamos nos valorizar, vamos conscientizar os alunos que precisam de professores estimuladores e respeitados, professores interessados em ensinar, não professores reprodutores de conteúdos, pois os jovens têm o direito de um ensino de qualidade, e o professor de capacidade de oferecer isso desde que tenha um reconhecimento. Afinal, é muito fácil exigir conteúdos (provas anuais), exigir conceitos pré-estabelecidos (apostilas), mas se exigimos algo, temos que oferecer algo em troca também. Como não oferecemos um ensino de qualidade não podemos exigir do aluno uma qualidade de aprendizagem e assim o ensino está indo pro buraco e vamos contar com o apoio dos jovens pra que isso não aconteça. Afinal, educação é um direito de todos.

2 comentários:

  1. Achei fantástico o seu texto,acho válido termos professores que acreditam no ensino e não somente em cumprir carga horária para mecanizar alunos a passarem no vestibular.
    Ao meu ver a física instiga o estudante a pensar ,estruturar seu pensamento e transformar uma ideia para muitos abstrata em algo prático e aplicável.Uma sociedade que pensa ,também questiona ,para o atual sistema em que somos subjugados a viver não é lucro uma sociedade que pensa . De tal forma é estruturado uma carga horária nas escolas que não permite o professor aprofundar no ensino e nem o aluno a realmente aprender ,se torna algo mecânico unicamente voltado a mais um quesito para se passar no vestibular.
    Me recordo que na época de ensino médio não me interessava em nada na física ,acreditava que seria só mais uma matéria a se decorar para tirar boa nota no vestibular .Até o dia que em uma noite de insônia resolvi ligar a televisão e assistir um documentário no Discovery ,onde estava sendo apresentado um programa a respeito da da relatividade geral de Albert Einstein este durou algo em torno de uma hora ,logo após mais um documentário esse voltado unicamente a astrofísica .Fiquei maravilhado ,até então acreditava que a física era só mais uma aplicação de equações que deveriam ser decoradas para o vestibular .
    Já havia lido outros artigos em seu blog ,mas este chega ser inspirador,do momento que um professor emite a insatisfação em querer ensinar e o sistema que é submetido o atrapalha chega ser comovente e ao mesmo tempo perturbador,mais uma vez meus parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rafael e a física, assim como as outras matérias, perderam o foco da beleza e amplitude por esse nosso sistema capitalista. Precisamos mudar isso! :)

      Excluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!