FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 21 de agosto de 2011

Não existe segredo pra ensinar, existe MOTIVAÇÃO


A proposta pedagógica do Estado de São Paulo não está errada, o problema é como realizar tudo aquilo, sendo que a realidade é muito diferente do que se tem nos papéis, que só servirão pra acumular mais lixo. Só espero que eles reciclem depois, porque o que acontece com aqueles caderninhos que damos aos alunos é exatamente isso. JÁ ESTÁ NA HORA DE PARAR DE NOS ENGANARMOS. Para mudar essa realidade precisamos começar a agir, começar a ensinar e fazer os alunos se interessarem, mas a grande questão é: COMO?

Enquanto o nosso governo investe milhões em livros, em mais escolas técnicas e de inglês, que tal começar a melhorar o que temos? Que tal fazermos com que as crianças valorizem tudo isso que já está sendo oferecido?
Não estou dizendo que não é válido esse investimento, claro que é, mas não adianta colocarmos mais ferramentas se não ensinamos a utilizar e valorizar tudo isso, é a mesma coisa de entregarmos um computador para um pedreiro que nunca teve acesso a tecnologia e exigir que ele faça um projeto, envie aos órgãos competentes e depois de avaliado e aceito ele vai poder arrumar a pia da sua casa ou a parede e etc., claro que ele não vai saber como fazer.
Para exigirmos isso, temos que começar, muitas vezes alfabetizando, estimulando e oferecendo cursos gratuitos e de qualidade, pra que ele se interesse e siga em frente, é como eu sempre digo exigir é fácil.

O ensino de física está completamente “falido”, porque a curiosidade científica está “falida” (não só a científica). Muitos alunos me perguntam por que aprende física, a minha resposta é a infinidade de tecnologias que são apresentadas no mercado e das quais eles tem acesso, só que eles não se interessam, afinal por que se interessariam? O mundo deles é um mundo das coisas prontas, do apertar botões e muitas vezes, nem apertam, simplesmente, tocam na tela. Será que adianta apresentar propostas de como ensinar?

Não precisamos aprender a ensinar, afinal, isso todo ou quase todo professor sabe, precisamos incentivar os alunos a aprender e para que as nossas idéias do que é ensino seja colocada em prática, precisamos que o governo nos valorize como seres humanos pensantes, valorizando nossas idéias e nossos conteúdos, valorizando nosso trabalho. Querem melhorar o ensino? Invista no professor, dê autonomia pra que acreditemos na nossa capacidade, é assim que vamos nos motivar, e é assim que vamos motivar o aluno, afinal, como a alegria, a motivação também é contagiante. Professor motivado, incentivado e confiante, motiva, incentiva e passa confiança ao aluno e também exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!