FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 31 de julho de 2011

Exigência e cobrança fazem parte de nosso cotidiano e deve ser ensinado na escola.




Falando em SARESP, ENEM e etc., a pergunta que não quer calar. O aluno de escola pública passa no vestibular da USP, da UNESP, da UNICAMP sem cursinho? As universidades federais, estaduais não deveriam ser acessíveis aos alunos da escola pública? Ou vice-versa.

A proposta do Estado de São Paulo não chega nem perto do conteúdo aplicado nos vestibulares dessas universidades. Por que, em vez de serem oferecidas bolsas de estudo nas faculdades particulares, que por sinal virou um comércio, porque não investem numa educação pública de qualidade, para que o aluno que não tem condição de pagar seja valorizado pelo seu “saber” e não pela possibilidade de uma bolsa para que ele continue seus estudos? Há uma inversão social de valores.

A escola tem que ser valorizada, deixando de ser facilitadora, como diz no dicionário Aurélio, e passando a ser uma transmissora de conhecimento dentro de uma sociedade, mas que ensine, acima de tudo, que uma sociedade possui regras que devem ser seguidas, como por exemplo, ele tem que buscar o conhecimento, através do professor, para conseguir notas adequadas e ser promovido, pois o papel do “passar de ano” é estimular a busca ao conhecimento e se não conseguiu notas adequadas para ser promovido terá que fazer de novo. Afinal de contas, a vida não é assim, se não nos adequamos, “não tirarmos nota” seremos reprovados e dificilmente teremos uma segunda chance, dificilmente poderemos “fazer de novo”.

E  esse valor deve ser ensinado desde o ensino fundamental. A escola deve fazer o papel de formar cidadãos para uma sociedade e para que isso aconteça deve exigir, cobrar e ensinar. Ensinar valores educacionais e sociais, regras também fazem parte de nossa sociedade. Exigência e cobrança fazem parte de nosso cotidiano e também deve ser ensinado na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!