FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nas Olimpíadas da Matemática não houve vencedores

Ontem houve as Olimpíadas de Matemática. Apliquei a prova somente no ensino médio e corrigi o gabarito da oitava série. A prova estava fácil, não tinha quase cálculo nenhum, o que mais tinha era raciocínio lógico e fiquei horrorizada ao perceber que nenhum, eu disse, nenhum aluno atingiu a média de 50% de acertos. Fiquei pensando de como esses alunos vão conseguir resolver problemas “de verdade” quando forem adultos, pois não conseguem atingir um raciocínio para resolução de problemas fictícios, imagina problemas reais.

Aonde vamos chegar com essa falta de iniciativa? É isso que o governo de São Paulo pretende fazer, cidadãos que serão robôs no futuro? Estão conseguindo isso, pois o perfil do aluno é uma geração desinteressada, desestimulada, desmotivada, desobediente e etc. que não tomam iniciativa e a única coisa que querem é não ter que fazer absolutamente nada, pois encontram tudo pronto, inclusive para se fazer contas, é só apertar botões.

Como professora de física não acho que a física deveria ser restringida a matemática, acho que deveria ser mostrado o lado conceitual, que por sinal, é o lado mais bonito da física. Mas o que estão fazendo com a física também não está certo, pois simplesmente, durante três anos de ensino médio o número de fórmulas é mínimo. A linguagem matemática acabou e conseqüentemente, o raciocínio lógico.

Eles não conseguem interpretar que o cálculo de uma velocidade média é simplesmente uma maneira de colocar, em números, a distância que foi percorrida pelo tempo que foi gasto e que utilizam isso a partir do momento que levantam da cama. Quando pergunto se conhecem Albert Einstein, nunca ouviram falar, se for questionado sobre o aquecimento global. È o aquecimento da Terra, simplesmente e ponto final. Se eu perguntar por que, não sabem responder.

Celulares, sabem usar todos os dispositivos, mas não sabem de onde surgiu, por quê? Como? Não sabem absolutamente nada em relação a motivos ou, principalmente conseqüências. E é nisso que a nossa futura geração está se transformando. Em jovens sem propósitos e sem incentivo, eles não precisam estudar o Estado não cobra, o pai não cobra, a vida não cobra e pronto. Usam exemplos descabidos, como por exemplo, “o presidente não tem faculdade”, só que nem imaginam o quanto o presidente teve que aprender pra chegar até o ponto de se tornar um líder e ganhar a confiança de uma nação a ponto de dirigir um país, afinal, conhecem os fins, mas não os meios. Usam, como desculpa, uma minoria que acreditam ter conseguido “vencer na vida de maneira fácil” e, sem conhecimento histórico nenhum, se justificam e tomam como exemplo.

Não me iludo, sei que vai ser quase impossível mudar esse pensamento, mas não me importo, se eu conseguir que 0,01% dos que estão lendo este texto tentarem fazer alguma coisa, já ficarei feliz, afinal, como diz o ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” e as grandes paisagens geológicas não foram construídas do dia pra noite não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!