FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A soma da inteligência coletiva é sempre maior que a soma das inteligências individuais. (Matheus Lobo)

Essa frase é uma das mais perfeitas que eu já li, é a mais pura verdade. Quando falei em edições passadas que o jovem não tem iniciativa é verdade, até citei minha filha como exemplo, infelizmente, apesar de terem uma infinidade de informações, não estão sabendo utilizar. E a questão não é que não sabem, é que não querem saber. Claro que existem exceções.

No artigo anterior estava falando sobre a qualidade de ensino. Todos sabem, todos concordam, mas não conseguimos mudar. E o que falta pra que essa situação mude?
Em minha opinião, falta “alguém” mudar essa situação, mas não é um “alguém” , tem que ser “ALGUÉM”. A NOSSA JUVENTUDE, despertar neles algo que os motive a agir. Tenho, em uma das escolas que trabalho, uma classe que no primeiro semestre tivemos vários conflitos, de didática, de idéias, de interpretação.
Naquela época fiquei muito aborrecida com o que tinha ocorrido, mas depois eu pensei que eram esses jovens que fariam a diferença, jovens que questionam, opinam, reclamam, contradizem. Entre muitos jovens que eu já dei aula, eles são a exceção. É uma pena que eles já estarem terminando o ensino médio, pois poderiam ter mudado o nosso sistema a favor deles, afinal, a maioria, infelizmente, não vai ter condições de entrar numa faculdade pública sem fazer um cursinho, e nem todos tem condições pra isso, o que é uma pena, pois o potencial eles tem. Só que, infelizmente, não tiveram conteúdo didático por vários motivos:
1) Pelo sistema educacional público não oferecer um currículo adequado para o ingresso nessas faculdades. 2) Pela falta de professores, principalmente nas áreas das ciências da natureza e muitos outros fatores decorrentes do nosso sistema público educacional.

Claro que o problema abrange muitas outras coisas, mas até agora, nada foi feito para melhorar. O professor nunca foi e nunca será ouvido e precisamos de um começo. Mas esse começo deve ser feito por aqueles que estão sendo mais prejudicados em tudo, o aluno. O que fez o impeachment acontecer? Aliás, quem foram os verdadeiros “mobilizadores” desse impeachment? O jovem.

Concordando ou não é verdade, afinal já houveram muitos corruptos depois de Fernando Collor, só que nenhum até agora, “mexeu com a juventude”. Eles aprenderam a lição, não é!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!