FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cadê a interdisciplinaridade

10/08/11
Em resposta ao vereador Dario “Burro” Bueno e sua declaração sobre os professores só me resta rir, pois o coitado deve ter tido algum trauma de infância com algum professor ou mesmo com os próprios colegas de escola, no mínimo foi um aluno que sempre teve problema de indisciplina ou mesmo algum déficit de aprendizagem e foi ridicularizado por isso, ainda bem que hoje existe lei contra o bulling, não é vereador?
Mas, falando de outra noticia que me chamou a atenção, a reportagem dos computadores...PROFESSOR SABE MENOS DE COMPUTADOR QUE O ALUNO, DIZ JORNAL 'ESTADÃO'.
Realmente é verdade, mas se o Estado não investe nem na educação como deveria, imagina se vai querer investir em cursos de especialização para professores ou mesmo em computadores. Realmente a rede fornece computador “pago” e muito bem pago, pois compramos em suaves prestações que ao final das prestações daria pra comprar outro computador, e ainda tem um dado muito mais alarmante, as três escolas que eu ministro aulas ficaram mais de um mês com problema na rede, e não foi a primeira vez, cada vez que aparece um problema, fica mais de um mês para o Estado providenciar o suporte. Exigir e criticar são fáceis, quero ver dar o suporte necessário para resolver o problema da educação no País, que está muito além de inclusão digital.
Mas, falando em computador, acho muito válido a inclusão digital e também concordo que é uma ferramenta importantíssima para a aprendizagem, mas estava observando o conteúdo didático das apostilas. A apostila do primeiro ano de física, por exemplo, traz um conteúdo no primeiro semestre que o professor de matemática deveria ter iniciado no ano anterior, claro que o problema não é o professor de matemática, mesmo porque eu também ministro aula de matemática.
Aliás, a física, a química, a biologia e a matemática deveriam ser trabalhadas no decorrer das séries junto com outras disciplinas, junto com a história, o português, a geografia e muitas outras. É claro que nem sempre os conteúdos coincidem, mas alguns assuntos poderiam ser trabalhados juntos. Um exemplo disso é a proposta pedagógica do 3º bimestre do 3º ano, Matéria: suas propriedades e organização, isso é um assunto que já deveria ter sido trabalhado no 1º ano junto com a química, afinal de contas tudo é composto por átomos e afins e complementando a física e a química, a matemática e a história e geografia com assuntos da atualidade, como caso da bomba atômica ou vazamento nuclear, ou seja, todas as matérias fazendo com que o aluno se interesse e aprenda isso sim é interdisciplinaridade.
No caso da física, o aluno já vem com idéias pré-concebidas, física é difícil, é chato e etc., mas acredito que se os assuntos estivessem ligados o interesse seria maior. Está na hora de mudar esse conteúdo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!