FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Vamos pegar uma onda com a Física?



Você gosta de pegar uma onda? Para surfar, o nosso litoral está repleto de praias com ondas maravilhosas para esta prática, Ubatuba no litoral norte, é um bom exemplo entre tantos. Mas você sabe do que depende as ondas? Como escolher uma praia adequada para esta prática?
Ao analisarmos uma praia levamos para melhor praticar o surf, levamos em conta três fatores:
1)Condições do vento, quanto mais vento melhor.
2) O encontro das ondas, ou melhor, a superposição delas.
3) E a forma do litoral, sim isso mesmo.
Vamos explicar melhor tudo isso para ajudá-lo a praticar ou a começar a praticar o surf, afinal de contas é um esporte maravilhoso.
O vento é o principal fator, pois, o atrito com a superfície da água faz ondas mais volumosas. Quanto mais vento, mais ondas.

Também temos outro fator que é o encontro de duas ou mais ondas, a superposição delas, assim uma onda interfere na outra e quando essa interferência se torna construtiva, elas se somam, formando uma onda maior, assim essa interferência é construtiva. Mas quando as duas se encontram e forma uma onda cada vez menor, é uma interferência destrutiva, afinal uma está aniquilando à outra, e se isso acontecer pode dizer adeus ao seu surf, pelo menos naquele momento.



Mas, quando nos referimos à forma do litoral, estamos falando das barreiras que ele proporciona, assim, quanto mais obstáculos a onda bater, menor energia e menor energia onda menor, quando o litoral é “livre” (poucos) de obstáculos a onda vai adquirindo energia suficiente para forma uma onda digna de um belo surf, claro que tudo isso somado ao vento e ao encontro dela, não podemos esquecer os outros fatores.
O Havaí é famosíssimo para a prática do surf. Os surfistas profissionais, em geral sonham em ir surfar lá. Porque só os profissionais? Todos eles sonham claro, mas para surfar lá tem que ter muita prática e assim como na matemática e na física, a prática leva á perfeição, ao profissionalismo.


O Havaí possui um litoral sem muitos obstáculos, com um vento legal e as ondas se sobrepõe de uma maneira perfeita, que faz com que formem ondas daquele tamanho. Mas, enquanto você não se aventura nem a praticar o surf e muito menos no Havaí vale à pena conhecer um pouco da física por trás disso e se deliciar com as maravilhas da prática do surf.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!