FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Alice no país..., aliás, no buraco negro



Na obra de ficção científica, aliás, um clássico infantil, “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carrol, pseudônimo do matemático inglês Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898). No Universo de Alice nos deparamos com seres estranhos, mas na física quântica nos deparamos com o universo subatômico e estranho também. A busca de Alice é pelo seu “eu” e de onde veio. Com os cientistas ocorrem o mesmo, a eterna busca de onde viemos e quem somos.

 No Universo temos vários elementos que são, definitivamente, um mistério, até para os astrônomos e cosmólogos. Eles lançam teorias e matematicamente deduzem tudo o que é feito lá, mas na realidade ninguém pode ver o que realmente é um buraco negro, porque não se consegue chegar perto, nem com sondas.

Um buraco negro é um objeto no espaço com uma força gravitacional tão grande que nem a própria luz escapa. Isso acontece com o fim de vida de estrelas supermassivas. Mas você pode estar pensando? O nosso Sol se tornará um buraco negro?


Não, o nosso Sol é relativamente pequeno perto dessas estrelas que se tornam buracos negros. Quando essas estrelas vão chegando ao seu fim, o seu combustível vai se esgotando, então existem estrelas que explodem, formando quasares, blasares, gigantes vermelhas (como vai ser o fim do nosso Sol) e outras, maiores, ao invés de explodirem, eclodem, dentro do seu próprio núcleo formando um buraco denso e “negro”, com uma força gravitacional imensa. 






Assim, tudo o que passar perto desse buraco é engolido por ele, desde cometas, satélites e até galáxias inteiras. Os cientistas ainda tentam descobrir o que acontece dentro desses buracos, uma vez que não se consegue chegar perto. Mas eles já determinaram a geografia dos buracos negros.






Existe um limite entre o universo visível e os buracos negros e o nome que deram a esse limite chama-se horizonte de eventos, que se chegasse nesse horizonte precisaria de uma velocidade maior que a da luz para escapar. Então se você ultrapassar esse horizonte, você está condenado e será engolido por ele. O que acontece lá dentro? É só lembrar a fórmula de Einstein (E=mc2) sabemos que, no mínimo, viraríamos uma energia, uma luz, um fóton, sei lá, mas não seríamos mais o que somos, matéria.
O nosso universo é repleto desses fascinantes objetos, geralmente quando encontramos um quasar, no núcleo dele há um buraco negro. Existem buracos negros que foram estrelas milhões de vezes maiores que o nosso Sol.


Dentro de um buraco negro, as leis da física conhecidas até hoje deixam de existir. Quais leis que funcionam? Não sabemos. Se na nossa imaginação não conseguimos conceber o tamanho desses objetos e nem ao menos o tamanho do nosso universo, imaginem quanto somos minúsculos e insignificantes dentro desse universo.

O nosso Sol é apenas uma estrelinha nesse mundão, aliás, “Universão”. E ainda fico pensando, tanta coisa ainda para sabermos e desvendarmos e muitas pessoas ainda se limitam a usar a tecnologia para coisas banais e destrutivas. O poder, assim como o tempo, é relativo, pois quem pode mais é aquele que sabe mais e não aquele que tem mais, isso pode até funcionar para a Terra, pois nosso espaço e tempo são limitados, mas com relação ao universo se torna banal, afinal a única coisa que nunca vai se perder, nem dentro de um buraco negro, são as informações que você adquire, ou seja, seu conhecimento. Mas o mundo não vai acabar em 2012? Será? Seremos engolidos pelo buraco negro que está  no centro da nossa Galáxia, a ciência explica...










18 comentários:

  1. Que viagem!! Dentro,e diante desses contextos, pouco sabemos, há inúmeras, e tão somente, especulações.
    Abraços!
    É por isso que eu bebo...

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto e muito bacana também o final! Mas... eu não entendo nada de buracos negros rs, mas é interessante né: se as leis da física como as conhecemos deixam de valer dentro de um buraco negro, como iremos ter uma compreensão de como é o interior de um, uma vez que compreendemos algo sempre ferramentas físicas que estamos habituados a usar?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Júlio, se começar a se interessar e pesquisar sobre a física, não vai precisar nem beber, a física já é uma viagem e em se tratando de física quântica, uma viagem além da imaginação rsssss
    Mas Jonas, a física de Einstein e de Newton, Galileu e etc, mas a quântica já está tentando explicar o inexplicável e foi por isso que ela surgiu hahhahahaha É fascinante!!!

    ResponderExcluir
  4. Cara amiga, bom dia!

    O mistério do buraco negro é instigante. Assisto muitas vezes o progama televisivo chamado Universo, da Discovery. Vejo que surgem outros inúmeros elementos a serem analisados, tais como a matéria escura, por exemplo, que somente pode interagir gravitacionalmente...

    Sem perder a oportunidade, não posso deixar de lembrar, lendo seu texto, muito bem escrito por sinal, do velho Mário Lobo Zagalo.Numa situação esdrúxula, imagino-o passando próximo a um buraco negro e proferindo sua emblemática frase: Vai ter que me engolir!!

    Muita paz!!!

    ResponderExcluir
  5. Essa ultima frase postei no face, foi inevitável rsssssss
    adoreiiiii

    ResponderExcluir
  6. Fascinante, apaixonante... esse misterioso universo... especialmente pra mim, que não sou da física, e agradeço a oportunidade que tu dá escrevendo de modo que eu entenda! É apaixonante! Desde que descobri este blog me encantei e quero voltar sempre!
    Os buracos negros são um assunto que me instiga tanto... e aí encontrei o blog procurando-os... Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Maithê, é apaixonante e intrigante. A física vai além de nossa imaginação, por isso sou fascinada por ela e acredito que a maioria dos físicos pensam assim. Os Buracos Negros é um deles, que faz parte desse mundo instigante e intrigante. Obrigada pelo comentário, é muito legal ver o interesse das pessoas pelo meu blog...volte sempre e seja muito bem vinda :)

      Excluir
  7. NOSSA FIQUEI DE QUEXO ABERTO,MAS SE ESSE BURACO SUGA OS PLANETAS E ETC,PRA ONDE QUE ELES VÃO??
    ELES DESAPARECEM ASSIM?!AFF

    ResponderExcluir
  8. Sim, desaparecem do Universo visível. O que tem depois ainda não se sabe. O nosso Universo é repleto de objetos intrigantes. Obrigada pelo comentário :)

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu artigo. E adorei especialmente o final! é muito fascinante.

    ResponderExcluir
  10. Legalzin msm gostei mt sempre mi enterresei por antronomia so acho que nao vamos se consumido por nenhum buraco negro nao por que o unico buraco negro que existi realmente proximo da gente fica a trinhoes ou binhoes de anos luz longe de nois já da pra imagina neh? mais o unico geito msm de nois morremos e o sol esplodindo e virando um buraco negro ai fu fu fu mais o sol ainda tem binhos e binhos e binhos de anos de vida




    msn:sakai.ryuji@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Sim, caro colega, o Universo é fascinante. Mas esse risco não corrermos, nem daquia a bilhões de anos...o Sol não tem massa suficiente para virar um buraco negro. Ele irá virar uma gigante vermelha, então nem esse risco corremos. Obrigada pelo seu comentário :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por acaso eu estou a estudar esta materia e ate estou muito enteressada a minha professora esplicou-nos que para conceguirmos chegar ao buraco negro e perciso ir a velocidade da luz coisa que e muito dificil.
      eu estou muito curiosa com o resto da materia.
      se eu aqui conceguisse obter mais ajuda agradecia.
      mas tudo o que eu quero saber ainda os cientistas nao descubriram.
      deixo uma nota: para podermos chegar ao buraco coisa que demora milhoes e milhoes de anos e perciso nascer no fogtao casar no foguetao ter filhos no foguetao ter netos e ser avos no foguetao e quando se chegar ao buraco negro so duas ou tres pessoas é que estao vivas é uma coisa fascinante.

      abraços!!!!!!!!!!! obrigado cibele

      Excluir
    2. caro anônimo, ninguém sobreviveria, pois a gravidade é muito, mas muito forte, tanto é que nem a luz escapa da força gravitacional, a velocidade é maior que a da lus. Nos caso, precisaríamos ser uma partícula, assim, quem sabe, conseguiríamos entrar neles! Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  12. A não precisa se preocupar com qualquer (LHC)
    que físico inventem
    nunca um se tornara um buraco negro
    por porque para nascer um,
    e necessário uma quantidade de energia que só
    o núcleo da terra
    ou a explosão de uma estrela tem;
    E o tempo vivo só depende de continuar absorver energia
    uma coisa que a matéria sólida não tem
    somente e nuclear
    então oque físicos procuram no (LHC)
    é igual procurar tesouro utilizando mapa de (piratas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os físicos procuravam o Bóson de Higgs, que já foi encontrado, agora há mais partículas para serem encontradas, como o Gravitron. Aguarde que haverá mais novidades, sem contar que a importância dessa tecnologia pode não ser direta na nossa realidade, mas, indiretamente é importantíssima. Desde o www até o touch do celular são graças a essas pesquisas. De agora em diante partiremos para um Matrix. Aguarde! kkkkkk

      Excluir
  13. Mas não vai ser preciso beber mais, essa pesquisa de buraco negro já é uma cachaça, já to ficando bebado de sono kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!