FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

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sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Decodificar desde a infância

Primeiro passo é preparar o aluno pro ensino de física, o professor do ensino fundamental deve começar a relacionar coisas do cotidiano na ciência, como uma brincadeira. Pular corda, jogar bola e acertar o gol. O o chute e muitas brincadeiras que deveriam ser relacionadas com a ciência, mostrando o lado da brincadeira, do conceito.
A física deixa de ser interessante quando olhamos a matemática e as fórmulas somente, quando aquilo faz parte do nosso cotidiano a coisa deixa de ser chata, mas desde a infância.

Quando entramos em contato com crianças do ensino fundamental, começamos a mostrar o lado alegre da física, como poderíamos jogar um bumerangue, equilibrar num balanço e a rapidez daquilo para que a brincadeira se torne algo investigativo. A ciência faz parte de nosso cotidiano, mas isso não deve ser mostrado somente no ensino médio, como é feito hoje.
Tive contato com uma família, onde a mãe era brasileira, o pai espanhol e morava na Inglaterra, o seu filho, de apenas cinco anos falava nos três idiomas, claro que não era fluente, mas posteriormente iria aprender os três, agora imagina você entrar em contato com um adolescente e dizer que ele tem que falar inglês e espanhol e tem que ir para uma escola para que estude os dois, a maioria deles vai achar entediante. A não ser que a coisa seja embutida na cabeça deles desde pequenos...

Se quando aprendêssemos a ler e escrever, fosse ensinado essas duas línguas, a maioria seria bilíngue. E isso se dá também no ramo da ciência, devemos desde cedo introduzir a curiosidade cientifica. Porque não cientifica?
Na escola, entro em contato com crianças que reclamam, geralmente da matemática, mas nem a matemática e nem a física tem culpa disso, os culpados são os professores, desde muito tempo atrás, que só sabe impor os números sem ensinar o porquê daquilo e a importância na sua vida de saber determinada coisa.

O ensino da física e da matemática não deve ser algo imposto e sim uma conquista, como tudo na nossa vida. O que acontece hoje é que a física, que começa no primeiro ano do ensino médio, também restringiu aos fatos do cotidiano, não acho que esteja errado, mas a física deixou de ser aplicada junto com a matemática, nas apostilas hoje é colocada só algumas fórmulas, e a grande vilã vai continuar sendo a matemática, não se explica ao aluno o porquê de determinadas fórmulas.
Acredito que existe um meio de tornar a física interessante, mostrar a verdadeira física, mas sem abrir mão da matemática, pois elas fazem o conjunto. Como vamos explicar a Lei de Coulomb sem o uso da matemática? As coisas têm que ter nomes, cada uma tem um nome, cada objeto tem um nome, aliás, objeto chama objeto, então porque não mostrar isso? A matemática tem uma linguagem própria e essa linguagem tem que ser aprendida. São códigos que tem que ser aprendido e é pra isso que pretendo aprimorar meu conhecimento, para ensinar o aluno a decodificar a linguagem física/matemática.




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