FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Planeta de diamante orbita um pulsar


A cosmologia é uma área da física fascinante! Eu gostaria que todo mundo se deslumbrasse com o universo tanto quanto eu, mas infelizmente não é assim que funciona. Temos que começar a popularizar o ensino da física e da astronomia, assim, peguei esse artigo do meu professor de faculdade Angelo Rober Pulici no seu site http://cosmonovas.blogspot.com.

O texto foi adaptado:

Os cientistas acharam um planeta que acreditam ser feito de diamante, ele possui um peso/densidade enorme e é composto basicamente de carbono que pode ser transparente, ou seja, de cristal. Ele gira ao redor de uma estrela de nêutrons a cada duas horas e está a 4 mil anos –luz de distância, ou seja, se você viajar a aproximadamente 300.000 km por segundo, vai demorar 4 mil anos pra chegar lá.

O planeta é provavelmente, os restos mortais de uma grande estrela que virou um pulsar (estrelas de nêutrons mortas que giram centenas de vezes por segundo e emitem feixes de luz, como se fosse um farol).
Após observações e cálculos perceberam que esse planeta gira em torno de sua estrela, popularmente chamada de pulsar, batizada como J1719-1438, a cada 2 horas e 20 minutos e é um pouco maior que Júpiter, mas 20 vezes mais pesado (denso), há também uma possibilidade de haver oxigênio no planeta.

Agora vamos refletir, imaginem um planeta, maior que Júpiter feito de diamante, parece filme de ficção científica. Para mais detalhes acessem o site citado no começo do texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!