FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 13 de agosto de 2011

O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. – Albert Einstein

Ontem estávamos, eu e meus alunos, discutindo sobre ciência e religião. Religião, futebol e política não se discutem não é? Pelo menos é esse o ditado. Mas todo mundo discute e adora!
A ciência e a religião nunca vão estar juntas, aí você pergunta: Por que não?
Porque a ciência se baseia em fatos que devem ser provados, primeiro uma teoria é lançada, logo depois a matemática “prova” que aquilo existe e depois vem a prova experimental, ou seja, pra que uma coisa seja reconhecida como fato científico ela precisa ser passada por essas três fases. Não é uma crença, é um fato, mesmo que a teoria não consiga ser experimentada, ela é uma teoria, como na física quântica, muita coisa ainda não pode ser provada em laboratório, então ainda não é colocado como fato científico. Essa teoria pode ser facilmente contestada, mas para que seja contestada e aceita, tem que ter um fundamento bastante sólido, mesmo que não seja experimental. E é aí que entra a matemática. Mas, e Deus? Não temos um fato cientifico em relação a ele, não podemos provar nem que ele existe e nem que ele não existe, mas isso não vai fazer a menor diferença, afinal ele está “dentro” da crença de cada um, não é verdade?
Mas tem um fato que é muito mais importante do que a questão ciência e religião. Podemos crer no que quisermos, mas não podemos deixar que essa crença nos impossibilite a busca de conhecimento, afinal é o que nos diferencia dos animais é o fato de sermos racionais, “seres pensantes”.
A ciência sempre teve o papel de vilã, afinal ela questiona, investiga e tenta provar os fatos, mas isso é ser vilã? É isso que deveríamos fazer questionar e investigar, mas será que é interessante para os governantes que a população questione, investigue? É mais fácil manter as pessoas sem a curiosidade, quanto menos curioso, menos questionamento, assim aceitará tudo como verdade absoluta.
A ciência faz com que o indivíduo desenvolva a curiosidade e vá atrás de saber, de investigar e de adquirir mais conhecimentos. E, mais uma vez ressaltando, estou falando da ciência por ser meu campo de formação, mas não é só a ciência, são todas as disciplinas, todas, sem exceção, nos fornece parâmetros para investigações, questionamentos e curiosidade, e sendo assim, vamos aprender a pensarmos por nós mesmos. Concluindo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!