FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FANTÁSTICO DISCUTE COMO COMBATER VIOLÊNCIA NAS ESCOLASO

Na edição da revista eletrônica de ontem (28/08), do Fantástico abordou e relembrou casos recentes de violência dentro das escolas e questiona: qual é a melhor maneira de levar a paz de volta às salas de aula?

Ontem o fantástico foi colocado o tema da violência em sala de aula e nas escolas, será que só agora isso foi percebido. A boa noticia é que “onde a Globo se mete a coisa caminha”, então será que agora vamos poder contar com a força e ajuda da mídia. Eu tenho esperanças, não só em relação à violência, mas também em relação a educação, afinal, uma coisa leva a outra.
Muitas vezes vi casos de violências e malcriações, principalmente, temos um estatuto que está a favor da criança, mas também temos leis que nos protegem e a maioria dos professores desconhece isso. A criança não pode ser responsabilizada, mas os pais podem e devem e o que eu vejo é a lei do “deixa quieto”. Por exemplo, reuniões de pais, geralmente, os pais presentes são os dos alunos “bons”, aqueles pais que realmente deveriam estar nas reuniões não aparecem, mas, reunião de pais, que eu saiba, é convocação, e, quando sou convocada, sou obrigada a ir, quer queira ou não, então porque os pais não aparecem e não dão satisfações?
Simplesmente, porque não sofrem nenhuma conseqüência por não comparecerem, então vamos começar a agir, fazer com que o conselho tutelar tome atitude, pelo menos nos casos mais sérios. O aluno respondeu, agrediu? Existe uma lei sobre o desacato a funcionário público, se ele não pode responder processo por serem menores de idade, os pais ou responsáveis podem e devem ser responsabilizados. A escola não é responsável pelas atitudes do aluno e sim pela sua formação, e junto com os pais. A lei existe e precisa ser colocada em prática, afinal de contas, quando é para proteger o aluno ela funciona.
Concordo com o fato dos professores estarem cansados, desestimulados com tudo o que NÃO VEM acontecendo, mas precisamos reagir e essa reação é procurando nossos verdadeiros direitos e usando a lei a nosso favor, pois sempre há uma saída. Claro que existem casos muito sérios, principalmente nas periferias, que não se tem como fazer nada, pois se tomarmos alguma atitude é pior, mas vamos começar a fazer pelo que tem jeito. As coisas não mudam do dia pra noite, podem levar anos, décadas, mas temos que começar, o que não podemos é ficar sem fazer nada, cabe a cada um a sua parte. Quero um mundo melhor para minha filha e do jeito que a coisa anda, a tendência é ficar cada vez pior, então a minha parte eu estou fazendo e vou fazer, cabe a cada se conscientizar e fazer a sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!