FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vamos conhecer esse mundão? O mundão das partículas elementares...e os únicos neutrinos!!!!!



As partículas elemetares começaram a ser descobertas no ano de 1897, quando houve a “quebra” do átomo pelo físico John Thompson e sua primeira descoberta foi o elétron. Eles demoraram 103 anos para descobrir e classificar todas elas, mas o grande “BOOMM” foi em 1982, com a descoberta dos bósons mediadores de interação fraca..
As partículas são descritas por funções de ondas, onde eles conseguem obter informações sobre o seu movimento. Hoje em dia, essas partículas foram classificadas por um modelo, que eles denominaram MODELO PADRÂO. A professora Maria Cristina Batoni Abdalla do Instituto de Física Teórica da UNESP, não só participa dessa “física toda”, como resolveu explicar de uma maneira muito legal e simples essa história toda, ela tem até um programa na TV cultura.
http://www.youtube.com/watch?v=cU0LrCE3SsM&feature=player_embedded#!
No nosso Modelo Padrão foi estabelecido que toda a matéria é composta por três tipos de partículas elementares: Léptons, Quarks e as Mediadoras. E que apenas 61 dessas partículas são suficientes para formar toda a matéria que faz parte do nosso Universo. Como chegaram a esse número? Quais são elas? Como são formadas? A professora explica isso, pelo menos uma boa parte, pois a coisa exige anos de estudo, no seu livro “O discreto charme das partículas elementares”.

É claro que o conteúdo todo exige um conhecimento, pelo menos um pouco, sobre mecânica quântica, mas enquanto isso irei apenas citá-las, “resumindo o resumo” do livro da Professora Maria Cristina, os maiores detalhes estão no livro e no programa, que são muito legais e numa linguagem bem simples, para que nós, “meros mortais” entendessem.
Em 1987, surgiu o elétron, através de um experimento que realizou o que chamou de Ampola de Crookes, nessa ampola ele consegue “ver” o elétron, pois quando ele passa por um campo magnético ele faz uma curva e quando passa por um campo magnético ele acelera feito um “louco” (mas os neutrinos superaram isso).
É esse o princípio, bem simples, dos aceleradores de partícula, como o LHC.
O fóton foi a segunda partícula a ser descoberta, em 1905, Einstein explica através do efeito fotoelétrico, mas ela só foi confirmada em 1923, pelo efeito Compton, assim foi considerada uma partícula bóson mediadora.


Antes da confirmação do fóton, pelo espalhamento Compton (Efeito Compton), foi encontrado o Próton (em grego, o primeiro), hoje sabe-se que o Próton, apesar de sua banca toda não é uma partícula elementar e não faz parte do Modelo Padrão (partícula elementar é uma partícula que não pode ser “quebrada”). Depois dele Wolfgang Pauli, físico alemão, sugere a existência de uma partícula leve e neutra, que não interage com “nada” e explica alguns conceitos de energia que não eram bem definidos e assim surge o nosso astro da vez o famoso NEUTRINO . Ele era tão “pequitito” que os físicos batizaram ele de “pequenino que não estava lá” e só conseguiram vê-lo em 1956 no reator nuclear Savannah River, nos USA. Mas os físicos que conseguiram “enxergar” o “pequitito” só ganharam o Nobel em 1995, trinta e nove anos depois. Depois eles encontraram o múon, que foi a quarta partícula a ser descoberta, em 1933.
Em 1947, o Píon foi detectado pelo brasileiríssimo César Lattes, apesar dela não entrar no Modelo Padrão e não ser uma partícula elementar eu não podia deixar de citar, só falei para constar ....VIVA O BRASIL!!!!!!!
Aí em 1950 começaram a descobrir um monte de partículas, um verdadeiro zoológico de espécies (como a Profª Maria Cristina se refere a elas no livro). As partículas descobertas não tinham um comportamento muito “normal”, pois fugiam das regras de Conservação da Física Clássica (massa-energia, carga elétrica, momento linear e momento angular). Aí, em 1953, o físico Mulrray Gell-Mann resolveu classificar essas partículas esquisitas com números quânticos para poder classificar esse grau de estranheza, os números de estranheza (esquisito, não!).
Quando foi em 1962, outros cientistas observaram que tinha mais de um tipo de neutrino, que deram o nome de múon não só encontraram como fotografaram também. E em 1964 encontraram os quarks, ou melhor, o quark up e o quark down, são chamados de sabores, o por que desse nome eu não sei, coisa de físico, e cada uma dessas partículas tem sua antipartícula, assim o nosso zoológico está completo, o Modelo Padrão.
Depois disso vieram mais um monte de partículas e seus respectivos “pais” (físicos descobridores), que eu não citei, pois vou deixar o resto por conta de sua curiosidade, afinal de contas, é importante, pois elas fazem parte de um progresso, do nosso progresso e quanto mais informação, mais cultura e quanto mais cultura, menos possibilidade dos “outros” manipularem a gente. Seja único!
Obs. Esses desenhos são do livro da Professora Maria Cristina e correspondem a uma concepção artística das partículas, para fugirem daquela “visão” de que são bolinhas, pois não são bolinhas, estão longe de serem bolinhas!

2 comentários:

  1. "Ler é um exercício".
    Pra você então,amiga virtual, é um baita de um exercício que só vem a fazer com que você assimile ainda melhor esse conteúdo que você tanto curte. E assim poder passar pra nós essas informações de cunho cientificamente cultural.
    Física é muito legal, teorias. Agora passou pra cálculos...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. rsssss, é verdade, adoro ler e também "enlouqueço" com a matemática, aliás com os cálculos, eu queia que eles ramificassem a física em conceitual apenas rsssss
    abços

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!