FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 23 de outubro de 2011

Culpa dos Neutrinos








                             O charme das partículas elementres

Depois dos neutrinos resolverem sair em disparada,  contradizer Albert Einstein, virou festa! Agora apareceu uma teoria vinda sei lá de onde contradizendo a Grande Teoria da Gravitação! Só faltava, não existi a gravidade...mas, calma gente, não é bem isso! Segundo a Teoria de Einstein corpos de grande massa distorcem o espaço-tempo, ou melhor, curvam o espaço-tempo. Detectamos, hoje em dia, através da lente gravitacional.


Jordi Casanellas  outros físicos da Universidade Técnica de Lisboa descobriram uma teoria proposta há mais de um século por um tal de Arthur Eddington não está totalmente descartada e a culpa é de quem? Dos neutrinos e também das ondas acústicas solares. Vamos lá e vamos entender um pouco dessa coisa toda.

Arthur Eddington foi quem “traduziu” a teoria da relatividade para que fosse compreendida em inglês, afinal de contas, Einstein era alemão. Em 1919 publicou o primeiro artigo sobre essa teoria, só que desta vez em inglês, o nome do arquivo era  Report on the relativity theory of gravitation para que  Inglaterra conhecesse.

Adivinha quem é quem? Einstein e Eddington.


Ele comprova a teoria através da observação de um eclipse solar total, pois assim seria possível que uma estrela próxima ao nosso Sol deveria estar com a sua luz um pouco mais afastada, por causa da deformação do espaço-tempo sugerida por Einstein. Isso é meio confuso sim! É feito pelo ângulo de deflexão da luz.


Eddington não contradisse Einstein, pelo contrário, ele ajuda a confirmar a teoria. Na época houve um grande alvoroço e ninguém entendia direito a Teoria da Relatividade, somente três pessoas haviam entendido (como pode perceber não foi só você) e quando o repórter indagou Eddington a respeito, ele com bom humor, responde: E quem foi a terceira?

E tem outra historinha, todo mundo sabe que Einstein era uma “figura” brincalhona e quando perguntaram pra ele o que teria feito se sua teoria não tivesse sido confirmada por Eddington ele simplesmente responde: Eu diria que o bom Deus se enganou.

Até sua morte se concentrou na unificação das três teorias, Teoria de Tudo, a Relatividade, a Quântica e a Gravitação, coisa que até hoje estão tentando, esta parecendo a história do Teorema de Fermat  http://fisicasemeducacao.blogspot.com/2011/10/sabe-origem-matematica-do-donuts-e-uma.html e como foi difícil a confirmação.





Mas no caso de Eddington, sua teoria está baseada essencialmente em uma análise das relações adimensionais entre constantes fundamentais http://www.fisica.net/quantica/resumo_de_conceitos_da_mecanica_quantica.pdf (Essa a matemática explica). Além dessa dificuldade de unificação das teorias ainda tem mais coisa eu os físicos não conseguem encontrar uma solução, é a energia escura e o caso das singularidades, onde as leis da física não funcionam de jeito nenhum e tão enlouquecendo astrônomos, cosmólogos e os físicos em geral. Já pensou o que vai acontecer pro primeiro que conseguir isso? Vai ficar tão famoso quanto Albert Einstein, Você se habilita a tentar?









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!