Isaac Newton não foi nenhum filho modelo, muito pelo contrário, sua mãe, cansada de ter um filho que não se adaptava com o trabalho da fazenda e era meio esquisito (devia se alado e com cara de nerd), assim resolveu mandá-lo pra cidade para morar na casa do tio Sr. Clark e estudar, e por sinal detestava as aulas de gramática latina (era isso que ensinavam na época e como vocês podem ver, “sempre tem alguém em uma situação pior que a sua”, imaginem se precisassem aprender só isso!). Sofria bulling do primo e num certo dia, cansado de ouvir “encheção” de saco mandou-lhe um soco na cara e á partir daí resolveu que seria o melhor em tudo aquilo que fizesse. E não é que foi mesmo!
Depois disso, fez faculdade e se formou na Universidade de Cambridge e á partir daí fez maravilhosas descobertas, em dois anos revolucionou a física, a matemática, a óptica e a astronomia. Uma das histórias mais famosas foi a da maçã. Contam as más línguas (eu) que Newton sentado embaixo de macieira lendo um livro de Galileu (Mentira, mas Galileu o inspirou a fazer vários instrumentos no ramo da óptica), de repente, não mais que de repente – BUUUUMMMM – Uma maçã despenca lá de cima bem na sua cabeça. Agora imaginem se isso acontece com você, o que faria? - ζЖ©#%&* de maçã!!! – Mas não foi isso que Newton fez, ele calmamente olhou a maçã e pensou “ Existe uma força que impulsiona as coisas para baixo, então deve ser por isso que a Lua não cai na Terra e os pla netas giram em torno do Sol” . http://chc.cienciahoje.uol.com.br/quem-foi/isaac-newton (Muita coisa aí é invenção minha)
E esse pensamento originou 100 páginas de uma das mais importantes forças da natureza, a Lei da Gravitação Universal e em 1687 criou as três Leis de Newton sobre o movimento dos corpos(como eu já citei num artigo anterior http://fisicasemeducacao.blogspot.com/2011/10/quem-disse-que-conhecimento-e-facil-mas.html.
E essa história não parou por aí não! Construiu um telescópio refletor e outro refletor, decompôs a luz no prisma, a lei dos movimentos, velocidade do som, densidade do ar, queda dos corpos, pressão atmosférica e etc. E ainda por cima criou o Cálculo Integral e Diferencial, que por sinal é o minha “ pedra no sapato”, mas como Newton, sou persistente.
E como eu já disse antes, na história da física sempre tem um antes e um depois e uma coisa leva á outra e foi isso que aconteceu, acontece e acontecerá. E se não fosse Newton e seus antecessores e sucessores não teríamos a tecnologia que temos hoje. E Viva Sir Isaac Newton!!!
Ah! Por que Sir? Em 1708, Newton foi condecorado pela rainha Anne, tornando-se o primeiro cientista a ser homenageado. Ocupou também a cadeira Lucasiana (hoje ocupada por Steven Hawking), com 27 anos, membro da Royal Society. Chiquérrimo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!