FÍSICA SEM EDUCAÇÃO
A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Sabe a origem matemática do Donuts? É uma delícia.
Como diz o professor Matheus Lobo, “a matemática estimula os neurônios”.
E é verdade.
Toda pessoa que tem uma vontade firme e uma curiosidade aflorada se depara com um problema matemático e não consegue parar até resolver. Um detalhe: todos temos essa aptidão, só que vai de cada um praticar ou não.
Existem coisas que parecem tão simples, mas cuja solução está muito longe. Um exemplo foi Pierre de Fermat (1601-1665) com seu Teorema. Ele coloca uma simples equação que todo mundo conhece desde o ensino fundamental:
x^2 + y^2 = z^2 (x elevado ao quadrado + y elevado ao quadro = z elevado ao quadrado)
E faz dela o maior problema matemático de todos os séculos. Só que Fermat não consegue chegar à conclusão de que isto está certo, afinal na linguagem matemática isso é uma afirmação.
Vamos explicar de uma maneira mais simples. Eu digo assim: cinco mais cinco é igual a dez, matematicamente falando 5+5=10. Você concorda comigo? Claro, mesmo porque é só fazer a conta.
Mas se eu colocar pra você que cinco elevado ao quadrado mais cinco elevado ao quadrado é igual a dez ao quadrado, está certo?
Experimente fazer a conta:
5^2+5^2=10^2
Veja: 5^2 = 25; mais 5^2 = 25; 25 + 25 = 50, que é diferente de 10^2 (100).
Se você fizer 10^2+10^2 vai ser igual a 20^2?
Experimente com qualquer outro número diferente de zero e um, e veja se vai dar certo. Vamos lá, tente! Comece pelos números básicos, dois ao quadrado mais dois ao quadrado é igual a quatro ao quadrado, 2^2+2^2=4^2? Três ao quadrado mais três ao quadrado é igual a nove ao quadrado, 3^2 + 3^2= 6^2? Mas não é estranho? Afinal de contas de contas, 2+2=4, 3+3=6, porque quando elevamos ao quadrado não dá certo?
Durante muito tempo essa foi a grande questão matemática.
Matemáticos de todo mundo trabalharam neste teorema. Como pode uma coisa tão simples ser tão difícil de resolver?
Quando entra a geometria, a coisa fica muito pior, complica-se mais ainda: como vamos colocar essa equação sem solução num plano?
Se os matemáticos não conseguiam resolver isso na matemática, imagina colocar essa equação sem solução num plano!
Até que, Andrew Wiles, matemático, com apenas 10 anos de idade, lê o livro do Teorema de Fermat e fica fascinado com esse problema. Então, ele pensou: “Se eu, com apenas dez anos, consegui entender esse teorema, por que ninguém consegue resolver?”
Realmente, se até uma criança de dez anos consegue entender que 2+2=4, mas que 2^2+2^2 = 4^2, afinal na primeira 2+2 = 4, mas na segunda que 2^2+2^2 não é igual a 4^2, ou melhor, 4 + 4 não é igual a 16 e sim igual a 8, como que ninguém consegue explicar isso?
E por que não conseguem explicar?
Fo aí que começou sua fascinação pela matemática e por esse teorema. Passou anos tentando resolver e pior, aliás, melhor, em junho de 1993, ele conseguiu!
Não só matematicamente como também geometricamente e posso te garantir que não colocou num plano, conseguiu uma figura complexa, pois não era uma curva, não era uma elipse, uma coisa que conhecemos muito bem e cujo nome deve ter sido originado dessa história, creio eu, uma simples “rosquinha” mundialmente conhecida um Donuts.
Fala se isso não é uma história louca! Mas foi de toda essa história que se originou o famoso e também conhecido Teorema de Pitágoras. Gente, essa história é muito legal, vale a pena conhecer. Aproveitem o tempo para aprender, pois irão gostar da experiência do saber. E nem pensem que isso tudo não foi importante, não só foi importante como é fundamental. Duvida? Leia mais...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!