FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 1 de outubro de 2011

Quem disse que conhecimento é fácil, mas pagar pelo erro é pior ainda.


Na física temos vários conceitos, mas eles só têm fundamento quando aplicamos a matemática. Hoje numa aula da professora Shirlei Dezidério no site http://www.exatasonline.com.br/, na qual gostei muito, pois, depois de quatro anos de faculdade, aplicando fórmulas de limites e integrais é que consegui entender o verdadeiro conceito da matemática no caso do limite. A gente aprende as fórmulas, como na física, mas o professor geralmente, manda que seja decorada a fórmula ou faz demonstrações que mais confundem do que ajudam e continuamos sem entender o por que daquilo. Vejo vários alunos meus me questionando: “Professora, por que vou aprender isso se quero fazer publicidade?” É claro que para nós da área de exatas isso choca, mas na realidade a necessidade de entendermos algo não precisa estar ligado ao fato de utilizarmos aquilo na nossa carreira pofissional. No ensino fundamental, aprendemos as cores primárias, secundárias e terciárias, naquela época eu perguntava a mesma coisa pro meu professor, depois de anos, fui lavar a minha roupa e percebi que não podia misturar as cores secundárias com as terciárias, por exemplo. E nisso é referente a várias coisas na vida. Naquele momento não entendemos o por quê, mas com o tempo usamos aquele conhecimento de alguma forma. Uma coisa é fato, o cérebro precisa de estímulo/alimento e isso é feito com o aprendizado, com o estudo. Experimente começar fazendo palavras cruzadas ou sudoku, ou qualquer jogo de raciocínio, em um mês, seu cérebro estará melhor, pois terá que passar para o próximo nível e estará tendo um desempenho melhor na sua vida. Você duvida? Então experimente, mas jogos de raciocínio somente.
http://escolarosmay.blogspot.com/2011/03/10-motivos-para-seu-filho-aprender-o.html
No artigo anterior expliquei coisas que todo mundo conhece e que a física explica porquê. Já entendemos o porquê, agora vamos pra linguagem mais simples, a matemática. E você deve estar rindo, afinal, desde quando a matemática é simples? Pois vou te responder... Desde quando entendemos a linguagem dela, querem ver...
Bom, vou começar lá do início, pois é importante conhecermos um pouco de arte, história, geografia além da física e da matemática. No século 18 surgiu o Iluminismo, que era um movimento literário que acreditava que todos os homens eram naturalmente bom, deus está presente no homem e na natureza e quem faz o homem ficar ruim ou bom é a sociedade, pois ela que corrompe o ser humano, era dispensando a igreja e garantindo ao ser humano a busca pela felicidade, garantindo a liberdade de expressão e igualdade perante a lei. Foi nessa época que nasceu Isaac Newton, inglês e como não podia deixar de ser matemático e físico. Ele é autor de um dos livros mais importantes da história humana: o Principia. Eu dei um salto para o ano de 1642, pois antes dele teve mais gente. Agora você vai se perguntar, mas porque quero saber de tudo isso? Pois vou colocar uma frase de um historiador (que não lembro o nome, infelizmente) que vai te responder a pergunta “Um povo que não conhece a sua história, está condenado a repetir os mesmos erros do passado”, e isso é verdade, pense a respeito. Bom, voltando ao assunto, Newton aproveitou as idéias de Galileu Galilei (que se não conhece vale a pena conhecer) que descreveu como os objetos se moviam aqui na Terra, assim Newton aproveitando as teorias de Galileu explicou os celestes. E quando entendermos esses movimentos, as leis da física vão parecer bem mais fáceis.
Isaac Newton estabelece três leis fundamentais e a primeira delas é assim: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
Vamos “traduzir” isso? Tem muita gente que conhece essa lei, ou pelo menos acha que conhece, pois ela é vulgarmente conhecida como “Lei da Inércia”
Uma bola, que na física chamamos de corpo, vai continuar parada, em estado de repouso, a não ser que alguém vá até ela e de um chute, é a força aplicada. Ou, em estado retilíneo uniforme, em linha reta, que nada mais é do que continuar se movendo pra frente e pra sempre. Esse é a primeira lei de Newton, a Lei da Inércia. Entendeu? Simples né!

A segunda lei: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.
Apesar de mais confusa é tão fácil como a primeira. A sua bola, que ao chutar ela está se movimentando pra frente, caso alguém chute ela pra outro lado, então o chute, fisicamente a força que você vai ter que chutar a bola, tem que ser de acordo com o “peso”, que na física seria a massa, para que a bola gire mais rápido ou mais devagar, pois vai ser de acordo com a sua aceleração. Ficou confuso? Então vamos mudar a coisa, quanto mais forte você chutar a sua bola, mais longe ela vai, fisicamente falando, mais aceleração ela vai ter, mas se for uma bola de ferro? Aja pé!!! Então depende também do seu “peso”, na física sua “massa”. Resumindo: a força que você aplica vai depender da massa do objeto e da sua aceleração F=m.a. Todo mundo conhece essa lei, mas nunca pensou nela de maneira “física”.
A terceira lei é a mais fácil : A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas.
Mas, vamos analisar fisicamente: Quando chutamos uma parede com força, vai doer? Clarooooo, mas por quê? Porque ela te devolve o chuta com a mesma força. Então toda vez que você bater em algo, ou cair no chão e etc, vai ter uma reação igual, mas contrária. E porque, na física, usamos o termo massa? Por que a massa depende de uma aceleração, no caso de estarmos aqui na Terra essa aceleração também é a gravidade, se você for para a Lua vai usar a gravidade da Lua, que é 3 vezes menor que a nossa, então você vai pesar menos (adorei isso!), eu já tinha explicado isso anteriormente, só estou reforçando a idéia!


Experimentem tentar descobrir as coisas que fazemos no dia a dia e descobrir quais vamos utilizar: vai ver que em tudo quanto fazemos elas estão agindo. E essa descoberta nos auxiliou tanto nos parques infantis como nos foguetes. E em muitas outras coisas mais.
Não fique parado ai, desenvolva o seu senso lógico e a sua curiosidade e siga em frente, vai valer à pena! GARANTO.

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