FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 16 de outubro de 2011

Uma homenagem da física para os professores!


Como professora parabenizo todos os professores, e a minha homenagem vai ser uma “verdadeira” interdisciplinaridade da física com todas as matérias, porque, na realidade, todas tem um pouco de todas.
Vamos começar com a arte. Você não acredita que a física tem a ver com a arte? Então, vou citar um dos grandes pintores de todos os tempos como exemplo: Leonardo Da Vinci era pintor, profeta, engenheiro, músico, filósofo, poeta, escultor e além de tudo isso, astrônomo e físico. Acho que acabou...Ufa! Bom, mas como físico, intuiu coisas sobre quantidade de movimento e impulso. Uma de suas célebres frases: “Nenhuma coisa se move por si mesmo, mas seu movimento é produzido por outros”. Realizou diversos experimentos sobre mecânica de fluídos, também contestou Ptolomeu, que dizia que a Terra era o Centro do Universo, invalidou teorias de que o Sol seria uma estrela fria, pois não tinha cor de fogo, concluiu que os planetas giravam em torno do Sol entre outras coisas.
Na geografia existe, também, a geofísica que aborda desde elementos da Terra até o espaço e trata inclusive de questões ambientais, como a camada de Ozônio, por exemplo, e tudo a ver com a física, não é! Na história nem temos muito que dizer, aliás, temos muito que contar, afinal, na antiguidade a maioria dos filósofos, pensadores, artistas e etc., também eram cientistas (Deve ser porque não tinham a quantidade de coisas e informações que tem hoje em dia para estudar). Na biologia, Bio=vida/Logia=estudo, temos que saber os movimentos e a constituição dos corpos, dos seres vivos e a física está junto, desde o raio X até a nanotecnologia. Na educação física também, afinal o chute ao gol, por exemplo, tem que estar na velocidade, no ângulo e no tempo certo para que a bola entre. Os nadadores, por exemplo, tem que ter o corpo livre de pelos por causa do atrito dos pelos com a água, e isso em todas as formas de esportes a física está presente. A matemática então, nem se fala! Matemática está para física assim como física está para matemática:
M = F M2 =F2
F = M
E também o português, não é? O que seria da linguagem se não pudéssemos expressar nossas idéias e conceitos? Eu não estaria escrevendo esse Blog.
E pra terminar a química. O que ela estuda? Estrutura atômica? A física também. Reações químicas? A física também. Cálculos? A física também.
Então, resumindo, é tudo uma coisa só. Qualquer cosa que você disser que gosta, a física está presente, quer um exemplo: Você gosta de cinema? A física está na tela, nos movimentos, nas luzes, na duração. E não é só a física, são todas, então temos que saber um pouco de tudo, mesmo que não seja sua área preferida, pois elas fazem parte da sua vida. E hoje em dia, mais ainda, com o avanço da tecnologia temos a possibilidade de sabermos cada vez mais e adquirirmos mais e mais conhecimentos, porque a única coisa que você nunca vai perder na sua vida é o seu conhecimento. Se registrar esse conhecimento adquirido ele nunca mais será perdido.

Essa é a minha homenagem, aliás a homenagem da física, para todos os professores de todas as áreas. E, quem sabe, um dia, todos os alunos võ se interessar e gostar de saber o que nós temos para tansmitir. E assim teremos um mundo mais humano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!