FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

No futuro: Vamos viajar por buracos negros para outros universos


Cada vez que leio mais sobre física, mais a minha imaginação se aguça para entender tudo isso. Vi essa semana no Discovery Channel uma reportagem sobre universos paralelos. Sempre gostei dessa história, mas imaginem se eles conseguirem provar a existência de outros universos?

Fiquei pensando na história da física ao longo desses séculos e é exatamente o que vem acontecendo hoje. Uma teoria derrubando a outra. Entre a idade média e a física quântica existem muitos cientistas, você nem imagina quantos e o pior, aliás, melhor disso tudo é que a coisa continua. A energia escura, os neutrinos e muito mais. Ah! A ciência e a tecnologia viajam na velocidade da luz, só espero que não dêem uma de “neutrinos” (bricadeirinha).

O caso dos Universos paralelos surgiu em 1954, Hugh Everett III em sua tese de doutorado lança essa teoria sobre universos que seriam iguais ao nosso e derivariam do nosso universo, talvez, nesses supostos outros mundos poderiam ter pessoas já extintas no nosso universo. Fala aí se isso não está além da imaginação! Da minha, pelo menos está !http://ciencia.hsw.uol.com.br/universo-paralelo.htm 


Talvez essa teoria explicasse algumas irregularidades com relação à física quântica, pois as suas leis são diferentes, um exemplo disso são os fótons (pequenos pacotes de luz) que se comportam tanto como onda quanto partícula, são as duas coisas ao mesmo tempo, lembram-se do gato Scho? Ele também faz parte da teoria quântica e de repente, ele está vivo aqui no nosso universo, mas morto no outro. Ou vice-versa.




Nessa história toda surgiu Heinsenberg, com o seu Princípio da Incerteza. Ele, de uma maneira muito simples, diz assim: só de você olhar alguma coisa, está interferindo no seu estado, então no caso de um objeto quântico não podemos saber posição e velocidade, quando sabemos a sua posição não sabemos sua velocidade. Ou vice-versa.http://meiobit.com/84422/nasa-podera-provar-existencia-de-universos-paralelos/




Niels Bohr apóia essa idéia e lança outra mais “louca” ainda. Ele diz que a soma desses possíveis estados, vivo e morto, ou melhor, a soma dessa probabilidades desses possíveis estados ele chamou de superposição. E a sua simples observação faz com que esse objeto mude seu estado, essa teoria nasceu para a explicação, ou melhor, a falta de explicação para alguns fenômenos quânticos.





Existe muita coisa ainda pra ser explicada no Universo, a matéria no Universo, está mal explicada, afinal de contas, segundo a Teoria da Gravitação, deveria haver mais massa e energia do que conseguimos detectar, ou seja, tem alguma coisa errada ai ou tem muita massa e energia que nem sabemos que existem. E os buracos negros? Esse daí são os mais confusos, já acharam buracos negros minúsculos, pequenos, médios, imensos, mega imensos, super mega imensos e super hiper mega imensos e tudo isso ao quadrado. Por mais que tentemos a nossa imaginação não vai além.






Agora imaginem essa história do multiuniversos? Vamos juntar com buracos negros? Eles fizeram isso já! Simplesmente, uma das teorias é que os buracos negros dariam passagem a outros universos. Só tem um probleminha, a velocidade da luz. Nos buracos negros a velocidade, ou melhor, energia é tão alta, mas tão alta, mas tão alta que nem a luz escapa e se cairmos dentro dele viraríamos partículas subatômicas, neutrinos ou quarks ou pósitrons ou sei lá mais o que. Agora me respondem uma coisa, precisa de drogas ou álcool ou qualquer outra coisa pra viajar? Não mesmo, só precisamos de conhecimento e imaginação e isso não precisa ser só na área da física, qualquer uma te proporciona isso.

http://physicaimmanissimus.blogspot.com/




4 comentários:

  1. Muito boa a matéria, informãção nunca é demais... ^^ !!!!!

    ResponderExcluir
  2. De fato! Ótimo texto! E não é necessário nada de drogas ou coisas do tipo, o próprio prazer pelo conhecimento nos leva a coisas que ficamos deslumbrados com a capacidade que o conhecimento humano pode alcançar!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. obrigada e o mais importante é sempre estimularmos isso nos jovens, para que as futuras gerações venham cada vez melhores.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!