FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 26 de novembro de 2011

O (novo) Universo Quântico





 No século V a.c., o filósofo grego Heráclito, proclamou que tudo era feito de fogo, hoje só mudamos o termo, ao invés de fogo, usamos o termo energia. Werner Heinserberg concorda comigo (na realidade foi ele quem disse isso!).

No século XX, percebemos que não existe a teoria correta para se falar sobre o mundo natural. A nova física, a Física Quântica é a física das perplexidades e é a mais espetacular linguagem para descrever a realidade.

De repente o universo de Newton, que era todo organizado e coerente desmoronou. Mas isso não quer dizer que o seu universo estava errado, muito pelo contrário, foi um universo maravilhoso com relação à construção do pensamento humano, do entendimento da “mente de deus”, assim, pouco a pouco os enigmas de séculos e séculos foram sendo desvendados de uma maneira elegante e simples.

E a partir daí o mundo se tornou algo complexo e tivemos que nos adaptar a uma nova linguagem para que conseguíssemos lidar com uma linguagem, lidar com o mundo onde estava sendo desvendado o interior da matéria (o átomo).


A grande dificuldade de aceitar essa nova linguagem é por ela ser radicalmente diferente. Essa nova linguagem é a Física Quântica.

O que “dói” é que com o decorrer dos séculos sempre tivemos que abrir mão de modos de pensar que vinham dando certo. Assim, somos sempre forçados a nos adequar a novas linguagens e padrões. Mas é isso que faz a física ser fascinante e integrante.

Ao ler o livro “Em busca da empresa Quântica”, de Clemente Nóbrega, fiquei maravilhada com a maneira simples como ele expõe a história da física e a Física Quântica, pois esse sim é um mundo paralelo.

A física quântica não deve ser utilizada para interpretar nada no mundo do dia-a-dia ele serve somente para descrever o mundo do infinitamente pequeno. Fora daí deve ser usada como uma metáfora, simbolismo, Por isso, pense sobre isso.


Ela não é magia e não devemos tentar descobrir significados “profundos” a partir de suas verdades. Devemos ter a habilidade de construir linguagens e gerar significados para lidar com as novas dimensões da realidade  que vão surgindo.

O professor Matheus Lobo, professor e fundador do site http://www.exatasonline.com.br/, postou no twitter “ No mundo da pontilândia só existe um indivíduo”, quando li aquilo fiquei pensando o que seria esse mundo e resolvir pesquisar. Achei o livro Em busca da empresa Quântica, de Clemente Nóbrega e li tudo o que estava disponível na net.

Fiz o meu artigo para o INAPE, para minha coluna Si bella, La cience, disponível em http://www.inape.org.br/  e percebi que ainda vivemos no mundo da Planilândia e está mais do que na hora de sairmos dele, afinal o universo está se expandindo, a ciência evoluindo e precisamos sair em busca de toda essa evolução que o mundo nos oferece. Querem saber o que é Planilândia ou a Pontilândia, acessem o INAPE e leiam!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!