FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 6 de novembro de 2011

Essas constantes, nenhum deus salva!




Há toda aquela discussão entre finito e infinito, é muito difícil entender algo como sendo infinito. Apesar de ser utilizado muito, principalmente em poesias, “o meu amor por você é infinito”. Ah! Infinito até aonde? Para essa história toda entra a física quântica, o cálculo integral e diferencial e muitas outras coisas, não estou me referindo a sentimentos, me refiro a coisas que podem ser medidas e calculadas.

O conceito matemático que temos é que se é matemático é exato, certo? Não, a coisa não é tão simples, por isso foi criado o cálculo integral e diferencial, limites e etc. e isso não quer dizer que não é exato, afinal temos como calcular e medir e se uma coisa é calculada e medida é exato e pronto, diferente do sentimento que não podemos medir.





Tudo está evoluindo, no português existem mais regras gramaticais, na história e geografia, essa nem se fale, pois a história continua sendo contada e a geografia cada vez mais coisas são desvendadas, ou seja, em tudo há uma evolução e em tudo há mais e mais coisas para serem descobertas. Assim como não compreendemos o universo todo, não compreendemos o cérebro, o comportamento (na psicologia), o corpo humano (afinal tem muitas doenças que não existem cura), no interior da Terra, dos mares que não conhecemos ainda, então como tudo está evoluindo, todas as áreas.


Não se iludem em achar que essa ou aquela matéria é mais fácil, acho que é uma questão de ponto de vista e afinidade. A matemática e conseqüentemente, a física e a matemática são as grandes vilãs, mas será? Ou será que se tornaram a vilã por conta de um comportamento autoritário e superior?

No caso da física ela é vista como aplicação de fórmulas e, obviamente, não é nada disso, a física são experiências, do seu dia a dia, mas como são coisas mensuráveis, ao contrário do sentimento, medimos e calculamos. Se o comportamento humano pudesse ser medido e calculado, seria física e não psicologia e, sinceramente, eu prefiro assim, pois no caso da física podemos saber o que vai acontecer depois, podemos prever os acontecimentos, como é o caso da física quântica (nem tão exato, mas previsível).






Existem números na física que serão sempre os mesmos, não importa aonde você estiver, que eles serão os mesmos, são aqueles que na física chamamos de constantes, não é? Então, não é mais. A mais famosa, que é a velocidade da luz, está preste a sofrer alterações e todas as outras também, sofrem, sofreram ou sofrerão alteração. Enquanto estamos nosso mundo, que é visível e que conhecemos tudo é mais simples e mais compreensível, quando começamos a desbravar o desconhecido as coisas mudam, como no caso do universo.

Conforme vasculhamos nosso espaço verificamos que as leis que criamos não funcionam e que vamos ter que inventar outras leis, que são baseadas em cálculos, para que as coisas façam sentido. Isso já foi iniciado com a física quântica, aliás, ela foi criada para isso, pois tinham coisas na física que a matemática clássica não conseguia explicar. Aliás, bem antes disso, se você vem acompanhando artigos anteriores verão que desde a idade da pedra é assim, quando alguém não conseguiu a solução, "outro alguém" foi lá e criou a solução. Afinal de contas, assim é a vida, quando não temos saída, criamos uma. .A única diferença é que naquela época os nossos ancestrais eram mais ousados. 

2 comentários:

  1. Muito legal e interessante o texto Cibele. Achei muito atraente o título rsrs
    Gostei muito do Blog e pretendo estar sempre presente aqui.
    Grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!