FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Profissão: educador, psicólogo, babá...


Reunião de planejamento e uma das discussões foi a progressão continuada, só que nessa história estamos num “mato sem cachorro”, então “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”. Na realidade o aluno que não estuda, não vai estudar somente por não ser reprovado, alguns argumentam que não adianta reprovar, afinal, "a vida ensina". Mas os professores são obrigados a fornecer dados para o Governo (IDESP, SARESP...) e somos cobrados, ou seja, eles querem dados e cabe a nós, professores, fornecê-lo.

Por outro lado, os alunos não são cobrados por não estudar, claro que não estou me referindo à maioria, pois tem muitos que a família é presente na vida do aluno e dele é cobrado nota, participação, presença, mas,  estou me referindo a aqueles que simplesmente não querem saber de nada, não tem obrigação de nada, ou pelo menos, acham que não tem, por diferentes motivos.

Só que essa progressão continuada desmotiva os alunos bons, que muitas vezes reclamam, e com certa razão, pois estudam, tiram notas boas e pra que? Se o aluno “ruim” não faz nada e é promovido também. Claro que podemos argumentar mil razões pra continuarem a serem bons alunos, mas é complicado não é? É complicado fazer com que eles aceitem esses argumentos.

Na matéria anterior falei sobre a recuperação, que era um absurdo e, realmente é, porque muitas vezes só depende do professor e recuperação é um trabalho que exige do professor e dos pais, mas também acredito que um trabalho de recuperação quando feito em trabalho conjunto favorece e muito o aluno. Então, esse projeto vai ter um resultado em longo prazo, afinal, o professor tem condição de “influenciar” a vida desse aluno e também os dos pais.

Resumindo, o professor tem que ser babá, psicólogo, orientador, educador e etc., e nem recebemos o suficiente nem pra sermos educadores, falta a valorização da nossa profissão, afinal de contas, SEM EDUCAÇÃO O PAÍS NÃO ANDA. Será que um dia vão nos valorizar? pense nisso na hora de votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!