FÍSICA SEM EDUCAÇÃO
A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Você não acredita em Papai Noel? Como não?
Mais um dia de reunião pedagógica, mas desta vez com medidas que me deixaram extasiada, ou melhor, indignada. Na ultima reunião no pólo, pediram pra que escrevêssemos o que achávamos que deveria ser mudado na educação e uma, somente uma, foi aderida. As férias seriam parceladas em duas vezes, quinze dias em janeiro e quinze dias em julho. Que coisa, né! Parece piada, sem comentários. Hoje, a nossa supervisora, foi nos trazer as mudanças que foram feitas na educação e me deixou perplexa? Indignada? Horrorizada? Desanimada? Nem sei o que dizer.
Mudanças radicadas numa proposta “PMDBista”. A educação do Estado não quer formar cidadãos, quer fazer com que o povo continue naquele mesmo pensamento conservador.
Essa legislação nova abrange a formação e o aperfeiçoamento do professor, desde que sejam pelos cursos oferecidos pela rede. A proposta curricular deve ser seguida a risca, pois vai haver uma “fiscalização” contínua e direta para que isso seja feito e tudo isso mascarado por um discurso que diz oferecer um apoio para o professor resolver os problemas do processo ensino-aprendizagem, de acordo com o currículo que eles oferecem, é claro. Que o aluno vai ser acompanhado individualmente e que o professor deve avaliar cada caso e isso com o “apoio” do Estado.
Nossa! Como eles são preocupados! Mas, e o SARESP? Se o aluno vai ser avaliado como indivíduo? Eles vão fazer uma avaliação de acordo com a realidade de cada escola e de cada aluno? E, mesmo aquele aluno que está na oitava série, nono ano, mas não sabe nem as operações básicas da matemática, porque isso é uma realidade, não vai ser avaliado quantitativamente e sim qualitativamente? E que mesmo naquela escola, que os professores fazem um trabalho que vai além da pedagogia, como é o caso de muitas professoras PEB I que trabalham comigo, e conseguem, depois de muito esforço, fazer o aluno se enquadrar na comunidade escolar e que só depois de muito tempo conseguem uma evolução emocional e pedagógica, vão ser recompensadas pelo Estado, afinal de contas, esses alunos não atingiram uma média quantitativa, mas fizeram uma diferença qualitativa, como eu vejo todos os dias ? E o Papai Noel vai à casa de cada criança carente no Natal e satisfazer os desejos de cada um, afinal e contas, Papai Noel existe! Você não acredita?
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