FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 16 de junho de 2013

Comece a ser um cineasta pelo Brasil!



A pouco tempo compartilhei um projeto onde eu, Mara Zumpano e com a orientação e colaboração do cientista político Antonio Roberto Vigne estamos realizando. Esse projeto não visa lucro, mas visa algo muito maior, que é o futuro de um país melhor.
Um amigo virtual,  João Paulo Freitas, que possui um site sobre Ciência e Teconologia está nos ajudando com a divulgação dele. E não só ele como várias páginas do Facebook. Citando algumas:

  A Educação é a Arma para Mudar o Mundo
Criar o Partido PEJUB
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Fundação Lemann
Ministério Público do Estado de São Paulo
Rede de Mobilização Social (RMS)
Amigoescola Campogrande
Sou Contra Aprovação Automática nas Escolas
Os vereadores de Atibaia: Paulo Jesus e Rodrigo Parras
A Revista Ciência Hoje
Entre outros...


Agora precisamos de apoio para colocar o projeto em prática e aos professores interessados, selecionei algumas dicas que peguei no site Escola do Minuto:

- Criar uma situação em sala de aula para desenvolver o estímulo de fazer essa atividade em vídeo;
- Intermedia/orientar para que seus alunos produzam o vídeo sozinhos;
- Pesquisa: Ensiná-los a pesquisar;
- Escolher um vídeo que você adora com coisas para compartilhar, transmitir uma paixão para o aluno;
- Comentar coisas no decorrer do vídeo ou filme escolhido, pausando, para que os alunos entendam o que é a linguagem áudio visual.

A melhor coisa a ser feita é prestar atenção aos detalhes do vídeo; Como a câmera está posicionada, a linguagem, o áudio, a trilha sonora para que você tenha algo a ser compartilhado com eles. Isso serve para para estimular, tanto no professor, quanto no aluno, a percepção áudio visual e pode ser feito com vários vídeos curtas também e comparar o vídeo longo (filme) e complexo e o vídeo de minuto, curto e simples.

O formato do minuto é simples, não tem roteiro, se falam de ideias. Essas ideias são mais simples, pode ser colocada fotos, coisas, natureza e em um minuto basta usar a criatividade. O primeiro pode ser com a câmera parada, sem nenhum tipo de movimento, apoiada num tripé. Pode ser com imagens aceleradas, de trás pra frente, pode ser feito com a presença de vários personagens, mesmo que todos seja um só, enfim, existem vários meios e a criatividade, junto com o conteúdo, é o que conta.

Lembre-se, o foco não é a sua escola e sim a educação. No site Escola do Minuto há um monte de dicas e você pode, além de se tornar um cineasta, colaborar para a educação política desse país. Construindo um Brasil melhor!


Acessem a página: Se liga na Parada: Debatendo Direitos e Deveres e comece a divulgar o seu vídeo. Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!