FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os “feios” que me desculpem, mas... ética é fundamental. Concorda Sociedade Brasileira de Física?

        Como disse Vinícius de Moraes, só que a sua frase é outra: “As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”. Então, adaptando sua frase, digo que os “feios” são no sentido de ter ética e caráter. Fico indignada com certas posturas. Como se não bastasse a falta de ética, descrita no Blog de Luis Nassif, por parte de nossos políticos e de nossa imprensa  temos também a falta de ética científica. Claro que sempre que lidamos com o ser humano estamos lidando com várias diferenças de crenças, políticas e, inclusive, caráter.
Fiquei pensando o que justificaria que uma professora de admirável reputação e reconhecimento, como é o caso da professora Maria Cristina Abdalla, fosse levada a pedir demissão de uma das sociedades que eu julgava ser ética e séria.

         Após o esclarecimento da professora eu fiquei duplamente indignada. Uma por ela ter-se demitido (carta de demissão), e, mais ainda, a Sociedade Brasileira de Física não poder mais contar com a participação e colaboração dela. Ao conversarmos, ela me passou a história que me indignou, pois, na minha ingenuidade, acreditei que a SBF fosse um órgão sério e ético, principalmente no que diz respeito a um dos prêmios mais requisitados no meio da física, que é o Prêmio

        A omissão e a falta de ética da SBF me deixaram indignada, assim como a muitos que conheceram e participaram dessa história e espero, encarecidamente, que a SBF não se omita mais e tome uma posição digna e justa com relação a isso. Agora, resta-nos esperar a posição da SBF e gostaria que não tardasse muito, visto que já era para terem sido tomadas as devidas providências.

3 comentários:

  1. Oi,
    voce ja viu esses links?

    http://www.sbf1.sbfisica.org.br/boletim1/msg292.htm

    http://www.sbf1.sbfisica.org.br/boletim1/msg293.htm

    Nao tenho opniao formada sobre o ocorrido, mas a SBF tinha apenas uma indicaçao entre muitas outras.

    Luiz Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, aguardaremos! Mais notícias virão :)

      Excluir
    2. Aqui está a resposta da professora Maria Cristina Abdalla:
      Oi Cibele,
      Diga ao Luis Sampaio que a nota da Comissao de Genero não é completa. Que ele aguarde porque há documentos que não são públicos ainda. A SBF reúne em 17/12 diretoria e conselho para discutir o "affair Loreal" . A Profa. Alinka também pediu esclarecimentos sobre quem a nomeou e enviou o dossier incompleto dela. Vamos aguardar.
      E mais ainda:
      Diga ainda ao Luís que na nota a SBF, vergonhosamente, não cita nomes mas foi o vice-presidente Ronald Shellard que aprovou o texto da secretaria da SBF para ser enviado à Comissão de Gênero para indicar uma candidata ao premio Loreal. Tenho os e-mails que comprovam isso. A informação de que entidades jurídicas não podem nomear surgiu bem depois quando a SBF optou por tirar o corpo fora. Nem a Comissão de Gênero poderia nomear porque também não é pessoa física. Quem nomeou a Profa. Alinka enviando dossie incompleto foi, de fato, a mocinha que ganhou o premio.


      Abraços
      Cristina

      Excluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!