FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

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terça-feira, 2 de outubro de 2012

A verdade sobre a Unificação da Física, Química e Biologia



O nosso amado e idolatrado, “Salve, Salve”, Governo do Estado de São Paulo, lançou mais uma! Unificar a física, a química e a biologia. O que é essa unificação? Na realidade o aluno, mais desinformado, vai achar: Que legal, menos coisas para estudar, como o Governo é legal! Só que a coisa não é bem assim. O Governo está manipulando, só para variar. Como? Vou explicar.

Com essa unificação, que na realidade, é impossível pela quantidade de assuntos abordados nas três matérias, que são muito extensos, ele querem que essa geração de futuros eleitores, saiba cada vez menos e assim, é mais fácil deles manipularem, afinal, o PMDB e o PSDB (direita) estão perdendo terreno para o PT(esquerda), considerada oposição. Se o PT é ou não bom governante, não é esta a questão, a questão é que eles são oposição e querem continuar no Governo. A questão não é o partido e sim a luta partidária  (PMDB e PSDB, PT e etc.)  entre direita e esquerda e os de direita sim, posso dizer de carteirinha, que nunca foram bons durante todos esses anos, bem se vê a situação da educação, da segurança e da saúde. Mas, na realidade ninguém tomou partido da educação, nem um e nem o outro e o resultado disso são profissionais insatisfeitos e mal pagos e uma educação de péssima qualidade.

Outra questão é que ao invés de pagarem o professor devidamente, vão unificar, para só pagarem um profissional, ao invés de três. Quanto menos souber melhor, pelo menos para eles (PMDB e PSDB). É a mesma coisa essa história de bônus, que serve somente para classificar a escola como sendo boa ou má, ou seja, o aluno não pode ser classificado, de acordo com o sistema adotado, o construtivismo, mas, a escola que ele estuda pode.

O professor, quando o aluno não atinge a meta, além de não receber o bônus, recebe o nome de incompetente, afinal não atingiu a meta esperada pelo Governo, que coloca todos os bairros e realidades dentro de uma só avaliação. O professor, quando avalia o aluno, não avalia apenas uma prova, avalia o seu comportamento, seu rendimento, sua situação sócio econômica, mas o Governo não, ele quer dados.

Até quando o aluno vai se deixar manipular dessa forma? Acredito que a unificação mais correta seria os alunos lutarem contra esse absurdo, não deixarem que essas três matérias sejam unificadas.

E pensem mais uma coisa, o aluno da escola pública recebeu o direito às cotas. O aluno dessas escolas que tiver  interesse em estudar numa faculdade pública, estadual ou federal, tem esse direito. Vamos pensar: Como vão conseguir estudar nessas faculdades, que não seguem nem o mesmo sistema, o construtivista, se não terão física, química e biologia, porque com essa unificação não aprenderão nenhuma das três direito. Mais uma vez estão sendo enganados.

Chega de palhaçada, está na hora desse Governo sair para termos a possibilidade de evoluirmos, dos jovens evoluírem e terem uma chance na vida, com uma faculdade descente e um ensino de qualidade. Essa luta não são deles, é nossa. Nós temos que exigir uma educação de qualidade.

9 comentários:

  1. Mateus César Fernandes " Você realmente acha que a proposta da unificação é partidária e com o intuito de "emburrecer" para poder manipular?

    Acho que você não se informou o suficiente sobre o assunto, pois a proposta foi feita pelo MEC, cujo presidente é o Mercadante, curiosamente um dos fundadores do PT.
    Outra informação que seu texto traz e que acredito estar errada é que com isso existirão menos aulas."

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    1. Esse texto foi um desabafo e eu sei que essa história não é partidária, na realidade é um jogo de interesse de todo o Governo, de todos os partidos e de todos que almejam o poder. Sempre foi, mas essa é a minha opinião e você, como todos, podem e devem se informar mais, pois temos que esclarecer o que é e como é feito o jogo político. No vídeo do felipe Neto ele faz uma colocação muito boa quando diz que a culpa por vocês não se interessarem por política não é sua, mas de toda a mídia e todos os que tem um interesse na manipulação, mas, como eu disse, essa é a minha opinião e todos estão à vontade para discordar dela. Aliás, quero que discordem! :)

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  2. Eu discordo quanto a opinião de o governo querer o povo sempre mais ignorante. Acho que isso é algo como teoria de conspiração. Mas enfim, independente disso, se os alunos ( que já podem votar e responder pelos seus atos) gostam da ideia, fazer o que? Deem a eles o que eles querem, não é essa a política do pão e circo que há tanto tempo reinou? E na verdade, continua reinando!

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    1. Marinaldo Bruno Jonas Floriano Se você considera governo apenas aquela pessoa que é eleita pela população e que assina as leis... nesse aspecto você está certo. Não existe nenhuma teoria da conspiração... e de fato não existe mesmo. O que acontece é que governo não é só isso... governo é uma maquina. Políticos são apenas uma parte dessa máquina... a máquina são políticos, empresas que prestam serviços, funcionários públicos, incluindo muitos diretores de escola que foram indicados por grau de parentesco, etc. É uma sequencia de fatores em cascata que atingem setores como a educação e a saúde. Eu já trabalhei na vida publica... sei exatamente como a coisa funciona. A educação nunca foi prioridade... sabe o que fazem com o dinheiro da educação? desviam para o setor de obras... porque é mais fácil de roubar. O esquema é assim... vamos fazer uma obra numa creche tal... a obra se fosse feita pelo setor privado custaria 5 mil. Mas pelo setor publico acaba custando 40 mil... é assim que o dinheiro da educação vaza. No final, o governo ou prefeito declara que investiu 50 milhões em educação para o tribunal de contas mas todo mundo sabe que o dinheiro foi sangrando e não chegou quase nada de fato para a educação... é só pra fechar as contas.

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  3. Falando em (DES)(IN)FORMAR, não sei se conseguirei expressar-me em tão poucas palavras assim, sobre minha reação (dupla, aliás!) ao clickar para acessar esse blog que, audaciosamente se propõe a discutir "A Física" e não "Da Física" e, de cara, encontro uma visão nada CIENTÍFICA sobre a nova proposta DO MEC, sob direção de Mercadante (PT, esquerda!?) que, em entrevista recente tenta "empurrar" a culpa pelo fracasso dos estudantes nas "avaliações oficiais", no fato de term MUITAS matérias, procurando uma maneira de "justificar" a aberração da tal unificação. Embora me seduza facilmente discutir aspectos da Física, sobretudo a maneira como esta é ensinada, aprendida e apreendida, terei que, nessa "resposta", procurar apontar aspectos mais plausíveis para serem discutidos sobre a unificação das disciplinas Física, Química e Biologia em Ciências da Natureza. Começarei panoramizando um pouco as coisas. Sou Licenciado em Ciências Exatas com Habilitação em Física pelo IFSC-USP em São Carlos, interior de São Paulo. É sabida a carência de professores de várias áreas e em várias regiões do Brasil. O grande foco dessa Unificação parece-me estar mais próximo de DIMINUIR o impacto da defasagem oferta-procura com relação a professores dessa área. É ridículo, mas a exigência para que um Professor, digamos de Física possa lecionar Biologia é que, em seu histórico, conste um mínimo de 160h de disciplinas específicas, o que se consegue em 3 ou 4 disciplinas que qualquer "zérruela" pode puxar como extracurriculares na maioria dos cursos oferecidos nas Universidade públicas. É fato que existe uma grande porcentagem de professores que lecionam por anos e anos nessa situação. Não há exigência intelectual suficiente, por parte do alunado da rede pública, para que a incompetência de professores nessa situação apareça (o que não significa que não haja exceção. Mas é só isso, exceção!) O que menos um professor de Física, ou química ou Biologia faz hoje em dia, na escola pública, é falar sobre essas Ciências (o que não significa também que isso não ocorra!). Sou Professor desde 2004, efetivo na rede pública estadual desde 2006 e, a cada ano, falo menos de Física (componente curricular no qual tenho meu cargo). Adoro Física e me sinto bem preparado para ensinar muitos tópicos que, inclusive, nem constam do currículo oficial atualmente em voga. Entretanto, passo a maior parte do tempo realizando OUTRAS atividades, por conta da maneira horrível como a escola pública vem "funcionando" em São Paulo. Demoro para fazer a chamada, pois os alunos demoram a entrar na sala; demoro, em média, o dobro do tempo previsto para determinada proposta de atividade, constante nas apostilas do currículo, pois os estudantes estão com uma defasagem cognitiva média em torno de 3 anos; as propostas alternativas que procuro trazer, quando o tempo me permite, são tratadas como aberrações, pois as mesmas requerem reflexão por parte dos alunos; se passo uma aula toda apresentando um assunto, por mais empolgante que seja, por mais curioso, mais interessante, se perguntarem, os alunos dirão que "o professor não deu nada", de tão acostumados que estão de copiarem textos da lousa; problemas numéricos? Esqueça! A não ser que você se proponha a dar uma aula de matemática elementar antes. É, daquelas da 3ª ou 4ª série, quando se falava em ciclo básico ou 1º grau! Bom, acabei fazendo, na verdade um desabafo! Mas, enfim, voltando à unificação, se quiserem discutí-la DE VERDADE, partam da hipótese de ela estar sendo proposta para FACILITAR O GERENCIAMENTO DA FALTA DE PROFESSORES PARA DIFERENTES DISCIPLINAS, que chegarão a melhores conclusões do que o ponto de vista trivial da "politicagem"! Bons estudos e, caso desejarem, me escrevam! (james.fisica@yahoo.com.br)

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    1. E foi exatamente isso, além de "mascararem um problema da falta de professor devido ao baixo salário e o desânimo do professor em se qualificar melhor. James, concordo interiramente. A minha intenção com esse artigo foi exatamente esse "causar polêmica", quero que discordem ou não, mas quero que façam algo, que se revoltem e pensem na situação. Concordo perfeitamente com seu ponto de vista, só que temos que começar a melhorar isso, partindo dos alunos, temos que fazê-los sair da inércia em que vivem. Como? Falando, mostrando o lado político para questionarem e começarem a reagir. Se vai dar certo? Não sei, mas estou tentando. Obrigada pelo seu comentário. :)

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    2. Por que a Física da física? Porque vou discutir a Física em todos os seus aspectos, não só da matéria física, da escola. Então é a Física, como um todo, o mundo e não só das leis das física, tanto que falei de política. E sou audaciosa e com muito orgulho, mas também sei receber críticas, pois sou audaciosa, mas não sou metida. Adorei, mais uma vez, seu comentário. :D

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  4. Para mim é intencional ou mal planejado no mínimo, não importa o partido . Quanto ao MEC , acho que são péssimos administradores , e a prova tem sido as burradas feitas no Enem por eles amplamente divulgadas pela imprensa (inclusive com vazamentos de provas). No estado de São Paulo nem se fala , apostila ruim , salas superlotadas , escolas quebradas , etc , etc , etc ...Não importa o partido a educação no Brasil está sendo levada de qualquer jeito . Unificar matérias sou contra , por que não unificar as outras também se a idéia é tão boa ? Cotas sou contra também , é tudo feito pra desviar a atenção e mostrar que estão fazendo algo , mas a verdade é que só estão "tapando o sol com a peneira " .O que é necessário fazer não fazem , mas isso tudo é mais fácil , então é por ai que vai. Salve-se quem puder .

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    1. Concordo plenamente, mas eu falo para meus alunos: Já que nos deram esmolas, vamos aproveitar e lutar para melhorar esse ensino, pois quando estiverem nessas universidades verão com o ensino da escola pública é ruim.

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