FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

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quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Popularizar a ciência?


Eu li em algum lugar que, nos Estados Unidos, o Steven Hawking não é muito popular no meio científico, porque muitos cientistas dizem que ele foi “vendido” para a mídia. Sendo verdade ou não...

Para quem ainda não conhece, Steven Hawking é, além de cientista, uma das mentes mais brilhantes da atualidade. Um doutor em física de partículas e cosmologia.  Foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge. Só um detalhe: essa cadeira foi ocupada por nada mais nada menos que Sir Isaac Newton. Atualmente encontra-se quase que totalmente paralisado, por possuir uma doença degenerativa esclerose lateral múltipla (ELA)


Verdade ou não o fato de não gostarem dele, acredito sinceramente que a ciência deve ser popularizada e qualquer um que faça isso é digno de respeito e aplauso. No decorrer da história, os professores que dominavam a física e a matemática eram vistos como “nerds” e até hoje muitos ainda pensam assim. Por quê?

Simples: quando os professores explicavam a matéria para os alunos, limitavam-se a um monte de fórmulas que deveriam ser decoradas somente. O conceito daquelas fórmulas era para aqueles que realmente seguiam a carreira de matemáticos ou físicos. Por isso, essas matérias e suas fórmulas foram ficando cada vez mais obscuras e difíceis, pois ninguém era “digno” daquele conhecimento.
Sheldon - personagem de The Big Bang Theory

Hoje tentamos mudar essa a imagem, mas está muito complicado. Essas matérias ainda são vistas como um bicho de sete cabeças, e de certa forma, ainda são, pois tudo evoluiu tanto que elas estão cada vez mais complexas. Ao conhecimento teórico da física e da matemática, acrescentou-se a tecnologia. O conteúdo exigido é muito maior e não temos só a matemática ou a física moderna e clássica, temos também o cálculo integral e diferencial e as físicas quânticas e tudo isso  faz parte de nossas vidas, embora muita gente nem saiba que existem ou para que servem.

Como vamos mudar esse conceito errôneo, difundido por muito tempo, já que o conteúdo hoje é muito maior? Como vamos fazer nossos alunos entenderem que a física e a matemática fazem parte do dia a dia deles? Como vamos fazer com que nossos alunos aprendam cálculo integral e diferencial, sendo que até a matemática já é complicada para a maioria?



É por isso o mercado de trabalho está tão carente de profissionais na área científica. Precisamos reverter esse quadro. E não vai ser resumindo três disciplinas em uma só, como o nosso Governo Estadual sugere na proposta curricular para o próximo ano, uma unificação entre a química, a física e a biologia. Como podemos ensinar conteúdos tão vastos dessa forma? Precisamos fazer o contrário: buscar técnicas e metodologias que simplifiquem o ensino, para que os alunos comecem desde muito cedo a ter contato com a ciência, pois a criança possui imaginação e inteligência que devem ser exploradas e estimuladas desde a infância.
Os conceitos quânticos são muito abstratos e nada melhor que a imaginação infantil para fazer o conhecimento virar mágica e ser apreendido de uma maneira simples. Afinal de contas, a física quântica e o cálculo integral e diferencial são praticamente coisas que vão além da imaginação adulta.


2 comentários:

  1. Concordo com o texto e acho que desde cedo é preciso mostrar às crianças a beleza e a necessidade da Física e da Matemática que, a meu ver, comandam todos os ramos científicos.
    Divulgar a Ciência também é muito importante,para criar mais sentido crítico nas pessoas, eliminando superstições e crenças irracionais.

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  2. Essa é a minha intenção, desenvolver o poder crítico e a criatividade na criança, adorei o seu comentário! :)))

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