Eu li em algum lugar que, nos Estados Unidos, o Steven
Hawking não é muito popular no meio científico, porque muitos cientistas dizem
que ele foi “vendido” para a mídia. Sendo verdade ou não...
Verdade ou não o fato de não gostarem dele, acredito
sinceramente que a ciência deve ser popularizada e qualquer um que faça isso é
digno de respeito e aplauso. No decorrer da história, os professores que
dominavam a física e a matemática eram vistos como “nerds” e até hoje muitos
ainda pensam assim. Por quê?
Simples: quando os professores explicavam a matéria para os
alunos, limitavam-se a um monte de fórmulas que deveriam ser decoradas somente.
O conceito daquelas fórmulas era para aqueles que realmente seguiam a carreira
de matemáticos ou físicos. Por isso, essas matérias e suas fórmulas foram
ficando cada vez mais obscuras e difíceis, pois ninguém era “digno” daquele
conhecimento.
Sheldon - personagem de The Big Bang Theory |
Hoje tentamos mudar essa a imagem, mas está muito
complicado. Essas matérias ainda são vistas como um bicho de sete cabeças, e de
certa forma, ainda são, pois tudo evoluiu tanto que elas estão cada vez mais
complexas. Ao conhecimento teórico da física e da matemática, acrescentou-se a
tecnologia. O conteúdo exigido é muito maior e não temos só a matemática ou a
física moderna e clássica, temos também o cálculo integral e diferencial e as
físicas quânticas e tudo isso faz parte
de nossas vidas, embora muita gente nem saiba que existem ou para que servem.
Como vamos mudar esse conceito errôneo, difundido por muito
tempo, já que o conteúdo hoje é muito maior? Como vamos fazer nossos alunos
entenderem que a física e a matemática fazem parte do dia a dia deles? Como
vamos fazer com que nossos alunos aprendam cálculo integral e diferencial,
sendo que até a matemática já é complicada para a maioria?
É por isso o mercado
de trabalho está tão carente de profissionais na área científica. Precisamos
reverter esse quadro. E não vai ser resumindo três disciplinas em uma só, como
o nosso Governo Estadual sugere na proposta curricular para o próximo ano, uma
unificação entre a química, a física e a biologia. Como podemos ensinar conteúdos tão vastos dessa forma?
Precisamos fazer o contrário: buscar técnicas e metodologias que simplifiquem o
ensino, para que os alunos comecem desde muito cedo a ter contato com a
ciência, pois a criança possui imaginação e inteligência que devem ser
exploradas e estimuladas desde a infância.
Os conceitos quânticos são muito abstratos e nada melhor que
a imaginação infantil para fazer o conhecimento virar mágica e ser apreendido
de uma maneira simples. Afinal de contas, a física quântica e o cálculo
integral e diferencial são praticamente coisas que vão além da imaginação
adulta.
Concordo com o texto e acho que desde cedo é preciso mostrar às crianças a beleza e a necessidade da Física e da Matemática que, a meu ver, comandam todos os ramos científicos.
ResponderExcluirDivulgar a Ciência também é muito importante,para criar mais sentido crítico nas pessoas, eliminando superstições e crenças irracionais.
Essa é a minha intenção, desenvolver o poder crítico e a criatividade na criança, adorei o seu comentário! :)))
ResponderExcluir