FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 26 de agosto de 2012

Brasil: Um país de idiotas?




...”O processo de alienação política para qual o povo brasileiro foi submetido no desenvolvimento da história da nação obteve êxito. A definição de Política não deixa de ser deturpada no senso comum, pois as pessoas entendem que esse conceito se limita simplesmente a discussões e atitudes partidárias...”

“Pode ser um exagero dizer que a democracia brasileira é uma farsa, mas não deixa de ser verdade que nossa democracia ainda é muito falha. Sabemos que o cenário da corrupção assola a nação em todas as esferas governamentais.Cabe a população brasileira sair do seu estado letárgico na questão política, vencendo a apatia para finalmente começar a construir a verdadeira República, a verdadeira democracia. Precisamos ter consciência de que aqueles que exercem cargos de administração estão a serviço da população, e que cabe a este tirá-los do poder quando não representam seus anseios, não realizam aquilo para o qual foram eleitos: administrar a “coisa pública”. O que houve com o ânimo que tanto motivou as massas contra a ditadura civil-militar? Que as levou às ruas na campanha por eleições diretas- a Diretas já!- e no processo que levou o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo? Por que sempre vemos os mesmo candidatos, muitas vezes acusados de casos de corrupção e de envolvimento com interesses que não são os da população, e por que eles continuam se elegendo?
Sabemos que um processo de “despertar” político não se dá do dia para a noite. Em um país no qual a Educação é sucateada, professores são mal pagos, a Cultura é relegada, a situação torna-se pior ainda. Porém, está na hora de sair da cultura “carnaval e futebol” e acordar para as questões políticas. Por que defendemos tão ferrenhamente nossos times, mas não nossos direitos? Precisamos reconhecer que Política não é só voto e que a única saída para modifica essa situação é a união da população e a luta para que as medidas tomadas pelos governantes sempre visem o bem comum. Afinal, todo o povo emana poder."

Esse texto foi extraído da revista “Filosofia, ciência e vida” (da revista Caras ou Veja que não poderia ser), o nome do autor do texto é o professor de filosofia Rodrigo dos santos Manzano. Parabéns, pois compartilho totalmente de sua opinião.

5 comentários:

  1. Poxa, é aquela coisa, não é novidade sabemos que o país não vai pra frente sem investimentos na educação, mas me parece que o próprio brasileiro não está mais "apaixonado" pela causa

    Por exemplo, há algum tempo atrás, houve a marcha contra a corrupção e não compareceram nem 1 milhão de pessoas - creio que pelas fotos que ví, de fato, não foram nem mil...

    Mas a marcha pela maconha juntou tanta gente que dava pra se perder no horizonte (não estou criticando a marcha para maconha, mas sim, quais são as prioridades do brasileiro =\)

    ResponderExcluir
  2. Falta um líder e motivação. Quem participou do caso Collor e das Diretas Já sabe o quanto o jovem pode influenciar a história de um país. Valeu pelo comentário :))))

    ResponderExcluir
  3. Que falta um líder é verdade , mas se aparece um as grandes mídias correm compra-lo e se ele não se vende elas cortam tudo , não deixam ele crescer porque tem medo , afinal estão sujas andam de mãos dadas com políticos corruptos ou políticos que tomaram conta do governo como se fosse deles. O que tem de dono de rádio que é deputado, a maioria . As Tvs mesmo não sendo deles , são de grupos que ligados , e por ai vai.
    Por isso que não acredito nisso, de que forma os jovens que derrubaram a ditadura militar ou outras coisas , fizeram uma pressão ali ,mas foram grupos fortes que atuaram por traz disso . Não é só no Brasil que acontece isso , quase toda sociedade de hoje é manipulada por grupos e oligarquias ou por regimes militares e religiosos . Temos algumas excessões no mundo , mas a maioria é assim . Podemos melhorar um pouco as coisas ? Sim com essa participação dos jovens , mas criar uma verdadeira democracia nos moldes do pensamento grego acho impossivel no sistema capitalista mercadológico , onde o "status " vale mais que a dignidade , moral , ética ,etc ...
    Quanto a sermos um país de idiotas , ainda não. Mas se continuar assim , estamos nesse caminho ...

    ResponderExcluir
  4. E temos liders, um só não, vários. Os professores não sabem a "arma" que tem na mão, até agora lutaram do lado errado, está na hora de lutar ao lado do jovem e por eles. Só assim conseguiremos uma verdadeira vitória. Podemos não mudar agora, mas precisamos começar. O professor precisa ganhar a confiança do jovem e fazê-lo perceber que na verdade estamos do mesmo lado, lutando por uma educação melhor e um mundo melhor. O nosso salário será uma consequência disso. O jovem não é tão burro quanto parece, eles fazem o que querem, só precisam ser orietados a lutarem pela coisa certa.

    ResponderExcluir
  5. Leiam sobre o Marxismo Cultural: António Gramsci, Arthur Danto, Escola de Frankfurt, Gyorgy Lukács entre outros, pesquise sobre a Nova Ordem Mundial e o Grupo Bilderberg, Comunismo Fabiano, entre outros assuntos relacionados e verá que a cultura ocidental e principalmente a sociedade e a educação brasileira é fruto do Marxismo Cultural, que está na Televisão, na Educação, na grande Mídia. O Brasil é um país dominado pela esquerda, os grandes partidos são de esqueda, não existe equilibrio de forças políticas... O estado é socialista e comunista.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!