FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Obsessão



Hoje eu tenho uma obsessão: ESTUDAR FÍSICA. Mas não é simplesmente física, é uma física além da física, a física de partículas. Quando assisti a primeira aula do Professor Alex na Universidade Federal do ABC (UFABC) consegui não entender absolutamente nada. E para que estiver interessado em se superar e estudar física também passo algumas dicas do professor Alberto Prass no seu site http://www.fisica.net/ensino/como_estudar_fisica.php



Saí de lá com uma sensação de incapacidade e não foi só isso, saí com a sensação de que os quatro anos de física não serviram para nada. O meu primeiro pensamento foi: "Não vou consegui aprender isso."


No dia seguinte, na saída da aula, fiquei conversando com um colega de classe, o Ricardo, ele me contou um pouco da sua história e isso me ajudou a repensar em vários pontos, um deles foi sobre a perseverança e a determinação. Ambas são necessárias para alcançarmos um objetivo e é isso o que falta hoje. Por que a área de exatas está com poucos alunos? Porque hoje, na minha opinião, o jovem não quer desenvolver a lógica e o raciocínio, não tem a curiosidade científica. Hoje em dia é tudo muito fácil. Está tudo na mão dele.


Um desafio, para mim, é a matemática, ou melhor, integrais, séries, matrizes e etc., mas me lembro de uma frase que eu sempre falava aos meus alunos: "A matemática é uma nova linguagem, codificada, que temos que aprender, assim como teremos que aprender o inglês, aprendemos a matemática. Aprender e treinar para não esquecer."

Então, agora é a minha vez de decodificar essa nova linguagem, uma linguagem física, uma interpretação matemática da física. E se eu disser que é fácil estarei mentindo, mas não é impossível e eu estou disposta a ir em frente. MATEMÁTICA LÁ VOU EU!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!