FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ultimas notícias: Pegaram os neutrinos



< Á | News > Neutrinos ultrapassam a velocidade da luz e são multados na Itália
Publicado em 24 de Setembro de 2011

Segundo resultados apresentados pela polícia italiana na última sexta-feira, neutrinos – aquelas partículas elementares estranhamente tímidas – podem alcançar velocidades superiores à da luz.
A infração foi observada enquanto o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nonsense) e o LNGS (Laboratori Nazionali del Gran Sasso) realizavam o seguinte experimento: neutrinos eram gerados no CERN, utilizando o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider) e técnicas de magia negra. Esses neutrinos viajavam por cerca de 730 km até serem detectados no LNGS. Porém, nesse mesmo dia, no entroncamento da rodovia A24 – próxima ao LNGS – uma blitz policial também estava sendo realizada e três policiais munidos de dois radares móveis e um manual registraram a passagem desses neutrinos e perceberam que os mesmos estavam viajando a uma velocidade ligeiramente superior a permitida para aquela via, 299,792,458 m/s.
A polícia italiana notificou os envolvidos e está avaliando quem será responsabilizado por essa infração gravíssima – CERN, LNGS ou ambos- e encaminhará as multas aplicadas.
Cientistas do LNGS se adiantaram e após uma minuciosa inspeção nos neutrinos coletados alegaram que o CERN enviou neutrinos com velocímetros adulterados, se isentando de participação em tal delito. Os neutrinos envolvidos também confirmaram que seus velocímetros marcavam “c” durante todo o trajeto até o LNGS, quando na verdade estavam acima de “c”.
Os resultados do LNGS e alguns neutrinos que acordaram em testemunhar foram encaminhados a perícia e caso isso fique comprovado, o CERN será responsabilizado.
Mas tudo indica que a situação ainda está muito longe de ser esclarecida. Nessa manhã de sábado, o CERN, em nota oficial, disse que aguarda o resultado um laudo que confirme a precisão dos três radares utilizados pela polícia italiana.
http://efeitoazaron.com/2011/09/24/a-news-neutrinos-ultrapassam-a-velocidade-da-luz-e-sao-multados-na-italia/

Já que eles estão nos jornais e vão ser assunto de vestibular, concursos etc. vamos conhecer mais...

Após receber um email do Dr Albert Prass que me dei conta sobre esclarecer sobre o que cada experimento significa. No caso dos neutrinos, estão se referindo a relatividade restrita e nas estrelas a relatividade geral, mas vamos entender um pouco cada uma.
A relatividade geral vem desde Galileu e Newton, pois a idéia deles era a mesma, e como citou Dr Alberto no seu site WWW.fisica.net/viagensnotempo/ todos nós somos relativistas naturais, sabe como? Se você está sentado lendo este texto você está parado, certo? Hummmmm, sim e não, sabe por quê? Você está parado em relação ao carro que está passando lá fora, mas em relação à Terra você está se movendo, pois ela se move em torno do seu eixo e em torno do Sol, entendeu? Mas, e o tempo, esse também é relativo, pois experimente ficar uma hora esperando alguém num lugar e experimente ficar uma hora se divertindo ou assistindo um programa que você gosta, qual dos dois vai demorar mais pra passar? O primeiro, não é! Então tudo é relativo. Certo? Quase ...

Só que essas leis não funcionavam para a eletricidade, no caso de imãs e fios elétricos, pois eles não se comportavam de acordo com a teoria da relatividade. Einstein que nunca foi de aceitar as coisas facilmente, tanto que se tornou o maior físico do século, percebeu que havia alguma coisa que não estava cheirando bem nessa questão do eletromagnetismo, estudou, pesquisou e em 1905 apresentou seus postulados para resolver essa questão, postulado é uma teoria considerada válida sem a necessidade de comprovação científica. Bom, consertaram a coisa toda dessa forma. No primeiro postulado dizia que as leis da mecânica e as leis do eletromagnetismo seriam as mesmas em qualquer lugar e onde quer que você se encontre desde que esteja parado, mas espera aí! O campo magnético não para, a eletricidade também não. Então vamos para o segundo postulado, onde a coisa foi mais complicada e foi mais difícil de engolirem, mas como Einstein é Einstein, engoliram a seco a coisa e esse dizia o seguinte: A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor C em qualquer referencial inercial, independentemente da velocidade da fonte de luz. Traduzindo: Se você estiver dentro de um carro em movimento e acende uma lanterna, para você que está dentro do carro a velocidade da luz vai ser de 300.000 km/s, mas se o seu amigo, que estiver parado te olhando dentro do carro e ele resolver medir a velocidade da luz, essa medida vai ser de 300 000 km/s, ou seja a mesma, ou seja, a velocidade da luz não é relativa e mais ainda, ela pode viajar em qualquer lugar, por qualquer meio, seja ele o vácuo, o ar, a água, não importa, ela terá o mesmo valor. Com esses postulados Einstein resolveu vários problemas que a muito tempo precisavam de repostas e um deles foi em relação ao eletromagnetismo. Mas nessa história toda não foi só Einstein que encenou, teve mais gente e alguns conceitos caíram por terra, pois o tempo e o espaço são relativos. A coisa não é assim tão fácil e matematicamente falando, mais ainda, mas voltamos pros conceitos.

Então, a teoria da relatividade geral diz que as leis da física são em qualquer lugar e na relatividade restrita isso não se aplica na velocidade da luz e nem no eletromagnetismo, como foi o caso no nosso amiguinho neutrino, que nem na relatividade restrita vai estar, caso essa teoria/experimento se comprove, vai haver outra teoria e mais conta. Imagina se nem a equação da dilatação do tempo eu consegui entender! Ou melhor, a dilatação do tempo e a relatividade da simultaneidade e a contração do espaço (ou contração de Lorentz-Fitzgerald). Espero que de tempo de entender até que eles confirmem isso.

2 comentários:

  1. Meu, isso tudo é muito interessante, mas, ao mesmo tempo é uma "viagem". Por isso é que eu escolhi adm: contingente mas bem menos complexo...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. e por isso escolhi a física e por isso que todo físico é "louco" kkkkkkkkk
    abços

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!