FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Futuro do Planeta e o Planeta do futuro


E você, o que pensa do futuro? Imaginar o futuro pode parecer uma bobagem, mas não é. Aliás, muitas das idéias acima, levantadas por estudantes de todo o Brasil, são perfeitamente possíveis. O avanço tecnológico proporcionado pelo homem é cada vez mais rápido e surpreendente. Então, dá pra imaginar, sim, que todos nós tenhamos computadores acoplados ao corpo ou que as casas sejam limpas por robôs (algumas já são). E as hipóteses de que a água se esgotará, que será difícil haver vida no planeta? Infelizmente, elas também poderão acontecer.
Para sair do terreno da imaginação pura e entender melhor as possíveis conseqüências dos nossos atos, o portal conversou com pesquisadores e instituições que estudam justamente o que poderá acontecer no futuro se, hoje, o homem agir de uma forma ou de outra. Entre na nossa máquina do tempo e boa viagem! www.educacional.com.br/reportagens/terradofuturo/default.asp

Achei muito interessante essa reportagem, pois não paramos pra pensar no futuro, ou quando pensamos, pensamos de maneira egoísta, “daqui a cem anos não estarei mais aqui mesmo, tanto faz”. Só que não podemos parar no tempo, temos a responsabilidade de preservarmos o que temos e isso inclui sabermos cada vez mais e nos interarmos da melhor maneira de fazer isso.
No site do Prof. Alberto Prass ele faz uma colocação muito boa, da qual vou resumir e acessem o site http://www.fisica.net/fisico/importancia_da_fisica.php que terão muito mais informações.
Estamos numa verdadeira evolução técnico-científica. A astronomia, por exemplo, uma das ciências mais antigas, está para sofrer mudanças revolucionárias.
A Biologia, molecular e genética então!! E conseqüentemente, a química, a Geologia e todas as outras coisas que envolvem o planeta, ou melhor, o Universo. Hoje temos mais qualidade de vida e junto com ela, quantidade, os avanços tecnológicos são tão rápidos quem nem sequer conseguimos acompanhar tudo. Esse é o motivo pelo qual me limito a física e mesmo assim, as informações que tento passar pra vocês correspondem a 0,000001% de todo o conteúdo (esse número é meramente ilustrativo).A ciência hoje tem um papel produtivo, onde de agora em diante, os bens materiais dependem da ciência. O seu carro, o computador, os eletrodomésticos e até mesmo a água que chega na sua casa e com isso a preservação do meio ambiente se torna essencial ao bem estar e ao futuro.
Hoje a maneira como exploramos o espaço e a aparelhagem utilizada estão ligados a Astrofísica, a nova ciência que tomou o lugar da antiga astronomia e é uma ciência que avança tão rápido quanto à velocidade da luz.
E uma coisa leva a outra, a grande evolução que temos na Biologia molecular e genética, se deve a essa exploração espacial, pois é a mesma tecnologia. Outro exemplo é que a física contribuiu não só para esse avanço, mas também para a reconstrução da indústria energética, nas comunicações, transportes, construção, setores industriais e agrícolas e a melhora energética, devem-se a energia atômica, que ao contrário do que pensamos, não é tão ruim assim, afinal os combustíveis atômicos são muito melhores do que os orgânicos. Esse é um dos exemplos, a profissão de física não se restringe a ser professor, mesmo sabendo que não tem o suficiente pra suprir a carência do Estado, mas tem inúmeras áreas podem ser exploradas, acho que vale a pena pesquisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!