Para começar a falar de sua teoria, uma coisa precisamos ter
em mente, Piaget não era pedagogo e não criou método nenhum de aprendizagem. Muitas
das confusões partem dessa ideia equivocada. Ele não desenvolveu sua teoria
para ser aplicada diretamente na sala de aula, o que fez foi um estudo sobre
como se desenvolve a aprendizagem de uma maneira geral. Então, a sua teoria,
para ser aplicada na escola, deve ser validada por estudos pedagógicos.
Outra questão mal
interpretada: a criança aprende sozinha. O que Piaget propõe é a interação com
aquilo que devem aprender. Assim, por exemplo, o professor projeta uma
atividade de pesquisa e de exploração em que os estudantes buscam pelo
conhecimento, ao invés de apenas assimilarem o conteúdo pelo professor, e este
age de forma ativa nessa construção. Por isso, o nome CONSTRUTIVISMO.
Mais um erro: não pode corrigir o aluno (essa é clássica).
Na verdade, o que sua teoria propõe é que o discente comece a questionar o
aluno sobre aquele ponto incorreto até que ele perceba seu erro – mas, sim! - o
professor pode corrigir o aluno, direcionando-o para a resposta correta.
Os estudos de Piaget concluíram que a interação social é
importante para que os indivíduos evoluam seus diferentes pontos de vista e que,
ao compará-los, tenham uma melhor compreensão sobre determinadas questões.
Para o autor, tudo o que sabemos do mundo é resultado de
nossas interpretações, de nossas experiências de vida e, como cada um tem suas
experiências, cada um tem suas próprias interpretações. Chama-se a isso
interpretativismo. Isso não quer dizer que a sua interpretação esteja correta,
pois, dentro do mundo acadêmico, há estudos e teorias que não devem ser menosprezados.
O interpretativismo é a epistemologia que está na base do
construtivismo.
Partindo desse pressuposto, tivemos vários tipos de
construtivismo, mas eu focarei em um que me chamou bastante a atenção, por
causa de uma postagem feita no site do Universo Racionalista sobre um tipo
específico de construtivismo: O Construtivismo Radical de Von Glasserfeld. https://universoracionalista.org/toda-crianca-nasce-cientista/
Mas, isso vai ficar para o próximo post. Este é o primeiro
de uma série que farei para compreender um pouco mais sobre o construtivismo e
a vertente do Construtivismo Radical.
Para saber mais:
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