FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 3 de abril de 2016

Ciência, sua linda!

Meu pai, Isaias Edson Sidney, que contém vários blogs interessantes, mas não na área de ciência porque a praia dele é outra, me mandou esse email, que é um texto de um blog que achei muito interessante e estou reproduzindo uma parte do texto aqui, no final estará disponível o link para acessar o texto em sua íntegra.




"“Isso é porque tenho Marte em Gêmeos, aí já viu, né” é o tipo de comentário que escuto com alguma frequência. Geralmente seguido da minha melhor cara de “não faço ideia do que você está falando, mas algo no tom do seu comentário sugere que é o tipo de coisa básica que eu deveria saber, mas como faltei a essa aula, vou apenas balançar a cabeça e concordar”.

Acho espantoso tanta gente saber com tanta certeza onde fica Marte no mapa astral. Eu não sei dizer com a mesma certeza onde fica Marte no céu. Um dia, afastada da cidade, olhei para cima e vi um ponto luminoso destacado na noite estrelada. Seria Marte? Ou Júpiter?

Um ponto longínquo, borrado e indefinido. Talvez seja assim que muita gente enxergue a ciência. Distante como os planetas. Inacessível. Não é para nós. É coisa de cientista, alguns dizem. É de gente de “exatas”, outros afirmam. Não é para todo mundo.

Mas como isso aconteceu? Tivemos contato com ciência na escola. Estamos cercados de coisas criadas pela ciência, ou ainda de um mundo que as ciências – nas mais diversas áreas – nos ajudam a entender.

Mesmo assim, não é um assunto tão comum ou que desperte tanto interesse quanto astrologia, por exemplo. Todo jornal tem uma seção de horóscopo, mas pouco ou nenhum espaço para falar de astronomia. Por quê?

Olhando assim parece até coisa de alienígena, que não faz parte do nosso cotidiano, que não nos pertence. Mesmo tendo sido apresentados à ciência, viramos a cara, como uma velha conhecida que temos vergonha de cumprimentar na rua quando esbarramos com ela anos depois.

Por que é tão fácil acreditar em tudo, mas tão difícil dar crédito ao conhecimento produzido através da ciência? De onde vem essa rejeição? O que explica essa falta de interesse?

O que é aquele ponto brilhando na noite escura?"

•••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!