FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

O circo a física com todas as disciplinas dentro do currículo do estado

Projeto: O circo

Introdução:
A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.Todas as atividades da escola são curriculares, por isso temos que romper essa dissociação entre cultura e conhecimento e o circo proporciona tanto essa cultura quanto, em trabalho conjunto, o conhecimento. O currículo em si é um espaço de cultura.  A proposta de se trabalhar com projetos é proporcionar um ambiente favorável para o saber, por isso fiz questão de englobar todas as disciplinas referentes ao primeiro ano do Ensino Médio e, mais precisamente, incorporei ao projeto as propostas curriculares de todas as matérias do final do primeiro bimestre e começo do segundo.
A interdisciplinaridade faz parte do currículo oficial do estado, incluindo uma educação à altura dos desafios contemporâneos, ou seja, a construção da identidade, da autonomia e da liberdade como criadores de conteúdos dentro de um conceito abrangente. Com a nova proposta de uma escola que também aprende, onde os professores e gestores passam a ser agentes formadores, os que estimulam ações de uma construção coletiva, nada mais de acordo com essa ideia  do que a incorporação de, neste caso, uma ferramenta tão rica quanto o circo.
As competências farão parte desse projeto, como veremos a seguir:
Arte: O currículo do primeiro bimestre do primeiro ano contempla o circo, artes circenses; circo tradicional; circo contemporâneo; palhaço/clow e a tradição cômica; folia de reis; palhaços de hospital e pré-projetos de intervenção na escola.
Criação de um circo envolvendo:

1.       Português:
-Compreensão e discussão oral
 -A oralidade nos textos escritos
-Expressão oral e tomada de turno
 -Discussão de pontos de vista em textos literários
As diferentes mídias, principalmente na criação de textos para apresentação dos palhaços, ou mesmo do apresentador, propagandas de rádio, televisão etc. O mural escolar como espaço de expressão e informação, colocando as apresentações nos murais e desenvolvendo a criatividade. A Literatura na sociedade atual, através de textos desenvolvidos e difundidos no espaço do circo criado.

  Filosofia
‐ Imagem crítica da Filosofia.
 ‐ O intelecto: empirismo e criticismo.
‐ História da Filosofia: instrumentos de pesquisa.
 ‐ Áreas da Filosofia.
A existencialidade de um palhaço, a ambigüidade de seus sentimentos, tristeza e alegria, sombra e luz, graça e desgraça. História de um palhaço triste. Jogral de texto filosófico com uma explanação crítica sobre o Panem etc Circenses (Pão e Circo) moderno e pós moderno, associando-o com o Coliseu Romano onde o povo, com seu fascínio pelos gladiadores e feras, permaneciam mentalmente anestesiados. A realidade hoje é a mesma, pois hoje, vivemos a realidade do “Coliseu Eletrônico”, vivemos a “Sociedade do espetáculo”. Tudo vira show e a própria religião entra no esquema.

Sociologia:
-O que permite ao aluno viver em sociedade?
 ‐ A inserção em grupos sociais: família, escola, vizinhança, trabalho.  
‐ Relações e interações sociais.
 ‐ Socialização.
O homem como ser social em diferentes realidades, pois um circo migra para diferentes culturas e lugares; portanto, pode-se contar a história de cada uma delas, com pesquisas feitas pelos alunos.



https://mceciliamaciel.wordpress.com/category/circo/



3.       Química:
-Transformações químicas no dia a dia: a) evidências; b) tempo envolvido; c) energia envolvida; d) reversibilidade.
-Reagentes, produtos e suas propriedades: a) caracterização de substâncias que constituem os reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; b) Separação e identificação das substâncias
Transformações químicas feitas nas mágicas.

      Matemática:
-Funções
-Relação entre duas grandezas.
- Proporcionalidades: direta, inversa, direta com o quadrado.
-Função de 1º grau.
-Função de 2º grau.
Desde sua construção e montagem,  o circo e os cenários englobam conteúdos geométricos e matemáticos, com o uso de funções, como também os jogos apresentados no circo que podem conter estruturas matemáticas.
http://www.maisequilibrio.com.br/fitness/a-alegria-do-circo-e-a-atividade-fisica-3-1-2-161.html

     Física:
-Quantidade de movimento linear: variação e conservação
-Leis de Newton
Movimentos, velocidades, aceleração, quantidade de movimento e conservação fazem parte de tudo o que se movimenta dentro de um circo, desde malabaristas, dançarinas, trapezistas etc. e as leis de Newton completam esse contexto.

6.       Geografia:
-Geopolítica do mundo contemporâneo
-A nova desordem mundial
-Conflitos regionais
-Os sentidos da globalização
- A aceleração dos fluxos
-Um mundo em rede
Os conflitos contados em histórias criadas para os palhaços e a representação da globalização contada de forma engraçada e criativa.
http://www.vidacandanga.com.br/noticias/circo-khronos-no-boulevard-shopping/


7     Educação Física:
-Esporte
-Modalidade individual: atletismo, ginástica artística ou ginástica rítmica
– A importância das técnicas e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do espetáculo esportivo
 Incluem trapézio, báscula russa, mastro chinês, monociclo, perna-de-pau, tecido etc.
·        Modalidades sem materiais (corporais): acrobacias, contorcionismo, palhaço, mímica, malabares, acrobacias, contorcionismo.  Dança, ginástica, movimentos fazem parte do conteúdo apresentado no primeiro ano.
http://www.fef.unicamp.br/fef/sicirco

     História:
-A Civilização Romana e as migrações bárbaras
-Império Bizantino e o mundo árabe
-Os Francos e o Império de Carlos Magno
Grécia antiga: as paradas de mão e as apresentações de força e de equilíbrio eram praticadas nos jogos.
Em Roma, surgiu o Circo Máximo, que foi destruído em um incêndio. No mesmo local, foi construído o Coliseu, onde inicialmente eram apresentadas excentricidades. Entre 54 e 68 d.C., o Coliseu passou a ser palco de espetáculos violentos, como a perseguição aos cristãos, descaracterizando as artes circenses. A civilização grega e o circo, as arenas, a reconstrução da época. Alegria e cidadania.

Biologia:
Equilíbrio dinâmico de populações
-Relações de cooperação e competição entre os seres vivos
-Densidade e crescimento da população
-Mudança nos padrões de produção e de consumo
Relações de competição e de cooperação que fazem parte de uma comunidade e o circo representam essa comunidade, a cooperação e a competição; dentro do contexto social, as mudanças de padrões e de consumo podem caracterizar a impopularidade atual do circo, com exceção de algumas grandes produções circenses.

Inglês:
-Texto informativo (o uso de tempos verbais, conjunções e preposições)
-Produção: folheto com programa de intercâmbio para alunos estrangeiros que desejam estudar no Brasil
Criação de panfletos e divulgação do circo em língua inglesa.   
http://www.portalaz.com.br/noticia/municipios/244404_teresina_e_so_alegria_circo_de_moscou_no_gelo_um_espetaculo_de_arte.html





Conclusão:

Como o próprio currículo contempla a prioridade para a competência escrita, os textos, tanto em seu aspecto formal (poema, prosa, teatro) quanto em seu aspecto conteudístico (ciência, cultura, narração etc) farão parte da construção de todo o cenário, enfatizarão os atos de leitura e pesquisa em todas as disciplinas. Vale insistir que o currículo hoje não contempla uma maior quantidade de ensino, mas uma melhor qualidade e nada melhor do que a interdisciplinaridade e as relações humanas, tanto de aluno/aluno quanto professor/aluno. 

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