Projeto: O circo
Introdução:
A educação básica tem por
finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe
a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios
para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.Todas as atividades da
escola são curriculares, por isso temos que romper essa dissociação entre
cultura e conhecimento e o circo proporciona tanto essa cultura quanto, em
trabalho conjunto, o conhecimento. O currículo em si é um espaço de cultura. A proposta de se trabalhar com projetos é
proporcionar um ambiente favorável para o saber, por isso fiz questão de englobar
todas as disciplinas referentes ao primeiro ano do Ensino Médio e, mais
precisamente, incorporei ao projeto as propostas curriculares de todas as
matérias do final do primeiro bimestre e começo do segundo.
A interdisciplinaridade faz parte
do currículo oficial do estado, incluindo uma educação à altura dos desafios
contemporâneos, ou seja, a construção da identidade, da autonomia e da
liberdade como criadores de conteúdos dentro de um conceito abrangente. Com a
nova proposta de uma escola que também aprende, onde os professores e gestores
passam a ser agentes formadores, os que estimulam ações de uma construção
coletiva, nada mais de acordo com essa ideia do que a incorporação de, neste caso, uma
ferramenta tão rica quanto o circo.
As competências farão parte desse
projeto, como veremos a seguir:
Arte: O currículo
do primeiro bimestre do primeiro ano contempla o circo, artes circenses; circo
tradicional; circo contemporâneo; palhaço/clow e a tradição cômica; folia de
reis; palhaços de hospital e pré-projetos de intervenção na escola.
Criação de um
circo envolvendo:
1. Português:
-Compreensão e
discussão oral
-A oralidade nos textos escritos
-Expressão oral
e tomada de turno
-Discussão de pontos de vista em textos
literários
As diferentes
mídias, principalmente na criação de textos para apresentação dos palhaços, ou
mesmo do apresentador, propagandas de rádio, televisão etc. O mural escolar
como espaço de expressão e informação, colocando as apresentações nos murais e
desenvolvendo a criatividade. A Literatura na sociedade atual, através de
textos desenvolvidos e difundidos no espaço do circo criado.
Filosofia
‐ Imagem crítica da Filosofia.
‐ O intelecto: empirismo e criticismo.
‐ História da Filosofia: instrumentos
de pesquisa.
‐ Áreas da Filosofia.
A
existencialidade de um palhaço, a ambigüidade de seus sentimentos, tristeza e
alegria, sombra e luz, graça e desgraça. História de um palhaço triste. Jogral
de texto filosófico com uma explanação crítica sobre o Panem etc Circenses (Pão
e Circo) moderno e pós moderno, associando-o com o Coliseu Romano onde o povo,
com seu fascínio pelos gladiadores e feras, permaneciam mentalmente
anestesiados. A realidade hoje é a mesma, pois hoje, vivemos a realidade do
“Coliseu Eletrônico”, vivemos a “Sociedade do espetáculo”. Tudo vira show e a
própria religião entra no esquema.
Sociologia:
-O que permite ao aluno viver em sociedade?
‐ A inserção em grupos sociais: família,
escola, vizinhança, trabalho.
‐ Relações e interações sociais.
‐ Socialização.
O homem como ser social em diferentes
realidades, pois um circo migra para diferentes culturas e lugares; portanto, pode-se
contar a história de cada uma delas, com pesquisas feitas pelos alunos.
https://mceciliamaciel.wordpress.com/category/circo/ |
3.
Química:
-Transformações
químicas no dia a dia: a) evidências; b) tempo envolvido; c) energia envolvida;
d) reversibilidade.
-Reagentes,
produtos e suas propriedades: a) caracterização de substâncias que constituem
os reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; b)
Separação e identificação das substâncias
Transformações
químicas feitas nas mágicas.
Matemática:
-Funções
-Relação entre
duas grandezas.
- Proporcionalidades:
direta, inversa, direta com o quadrado.
-Função de 1º
grau.
-Função de 2º
grau.
Desde sua construção
e montagem, o circo e os cenários
englobam conteúdos geométricos e matemáticos, com o uso de funções, como também
os jogos apresentados no circo que podem conter estruturas matemáticas.
http://www.maisequilibrio.com.br/fitness/a-alegria-do-circo-e-a-atividade-fisica-3-1-2-161.html |
Física:
-Quantidade de
movimento linear: variação e conservação
-Leis de Newton
Movimentos,
velocidades, aceleração, quantidade de movimento e conservação fazem parte de
tudo o que se movimenta dentro de um circo, desde malabaristas, dançarinas,
trapezistas etc. e as leis de Newton completam esse contexto.
6.
Geografia:
-Geopolítica do
mundo contemporâneo
-A nova desordem
mundial
-Conflitos
regionais
-Os sentidos da
globalização
- A aceleração
dos fluxos
-Um mundo em
rede
Os conflitos
contados em histórias criadas para os palhaços e a representação da
globalização contada de forma engraçada e criativa.
http://www.vidacandanga.com.br/noticias/circo-khronos-no-boulevard-shopping/ |
7 Educação Física:
-Esporte
-Modalidade
individual: atletismo, ginástica artística ou ginástica rítmica
– A importância
das técnicas e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do espetáculo
esportivo
Incluem trapézio, báscula russa,
mastro chinês, monociclo, perna-de-pau, tecido etc.
· Modalidades
sem materiais (corporais): acrobacias, contorcionismo, palhaço, mímica,
malabares, acrobacias, contorcionismo. Dança,
ginástica, movimentos fazem parte do conteúdo apresentado no primeiro ano.
http://www.fef.unicamp.br/fef/sicirco |
História:
-A Civilização
Romana e as migrações bárbaras
-Império
Bizantino e o mundo árabe
-Os Francos e o
Império de Carlos Magno
Grécia antiga: as paradas de mão e as
apresentações de força e de equilíbrio eram praticadas nos jogos.
Em Roma, surgiu o Circo Máximo, que foi
destruído em um incêndio. No mesmo local, foi construído o Coliseu, onde
inicialmente eram apresentadas excentricidades. Entre 54 e 68 d.C., o Coliseu
passou a ser palco de espetáculos violentos, como a perseguição aos cristãos,
descaracterizando as artes circenses. A civilização grega e o circo, as arenas,
a reconstrução da época. Alegria e cidadania.
Biologia:
Equilíbrio
dinâmico de populações
-Relações de
cooperação e competição entre os seres vivos
-Densidade e
crescimento da população
-Mudança nos
padrões de produção e de consumo
Relações de
competição e de cooperação que fazem parte de uma comunidade e o circo
representam essa comunidade, a cooperação e a competição; dentro do contexto
social, as mudanças de padrões e de consumo podem caracterizar a impopularidade
atual do circo, com exceção de algumas grandes produções circenses.
Inglês:
-Texto
informativo (o uso de tempos verbais, conjunções e preposições)
-Produção:
folheto com programa de intercâmbio para alunos estrangeiros que desejam
estudar no Brasil
Criação de
panfletos e divulgação do circo em língua inglesa.
http://www.portalaz.com.br/noticia/municipios/244404_teresina_e_so_alegria_circo_de_moscou_no_gelo_um_espetaculo_de_arte.html |
Conclusão:
Como o próprio currículo
contempla a prioridade para a competência escrita, os textos, tanto em seu
aspecto formal (poema, prosa, teatro) quanto em seu aspecto conteudístico
(ciência, cultura, narração etc) farão parte da construção de todo o cenário,
enfatizarão os atos de leitura e pesquisa em todas as disciplinas. Vale
insistir que o currículo hoje não contempla uma maior quantidade de ensino, mas
uma melhor qualidade e nada melhor do que a interdisciplinaridade e as relações
humanas, tanto de aluno/aluno quanto professor/aluno.
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