FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Um atentado à inteligência dos jovens!


Quando eu penso que a coisa vai melhorar, nossos governantes me surpreendem e acabam com meus instantes de alegria. Só um detalhe relevante: a educação deve ser vista como um todo, desde o Fundamental 1 até as Universidades, mas não é isso que estou vendo, estão priorizando o fundamental e as Universidades, inclusive particulares e esquecendo do jovem e do Ensino médio.
O nosso ensino médio, como está hoje em dia, não tem estrutura para que o aluno da escolas públicas aproveitem as bolsas oferecidas pelo governo nas universidades federais. Quero deixar bem claro que sou a favor das bolsas, mas sou a favor de uma melhora no ensino, pois de que adianta a bolsa se não conseguirão aproveitar, se não terão conhecimento suficiente.


E se você acha que a falta de investimento no ensino público não poderia ficar pior, eles conseguem piorar a situação. Além de nossos alunos “caírem de para quedas” dentro de faculdades públicas através das bolsas, resolveram não exigir mais o inglês nas bolsas de intercâmbio para o exterior do programa Ciências sem Fronteiras, mas o aluno poderá fazer um curso de apenas 2 meses de inglês para fazer esse intercâmbio e aproveitar essa oportunidade. Ah! Que legal!

Só se esqueceram de um detalhe: as melhores faculdades, nos Estados Unidos, Reino Unido etc. exigem inglês fluente, então as melhores faculdades continuarão a ser dos melhores alunos, financeiramente falando. Ou seja, nossos alunos, de escolas públicas não terão as melhores oportunidades que continuarão para uma elite, pois o governo não oferece um ensino de qualidade, que deveria ser de direito deles e dever do estado.
E como se isso não fosse o suficiente, resolveram tirar as aulas de ciências, história e geografia do ensino fundamental, ou seja, o aluno não precisa saber mais nada, não precisa perguntar e saber os porquês, basta ler, escrever e fazer contas (na calculadora). Depois faz um colégio técnico e aprende, além disso, a “apertar botão”.

Segundo o professor Francisco Caruso, pesquisador da UFRJ, muitos alunos que foram estudar fora do Brasil e tiveram que retornar foi muito elevado, assim, com aquele “jeitinho brasileiro” muitos acabam indo para Portugal e Espanha, países que não exigem muita tradução na Física, por exemplo.
Resumindo, as melhores faculdades continuarão sendo elitizadas. Até quando o brasileiro vai se contentar com esmolas e não vai lutar pelos seus direitos? Ensino Público de qualidade é DEVER do estado e DIREITO do aluno.


PS. Um comentário perfeito feito por Marli Souza pelo Facebook:" Educar é um ato político! Retirar a 
História e a Geografia desses períodos escolares é retirar o tempo e o espaço em um período da vida cognitiva da criança em que Piaget reviraria no túmulo . É uma ótima forma de criar coisas. Coisas que não pensam, por que não são e não estão. Coisas sem identidade, sem vontade, sem crítica. Essa não é como diz a Carta Capital uma política simplista. Não !. É uma política complexa , que pensou Aristóteles , Maquiável, que pensou Lenin, que pensou Vygotsky, Piaget,Wittgenstein e tantos outros . Uma política educacional que retira todas questões e portanto certezas filosóficas da crianças. O que sou, onde estou e pra onde vou? quais são as finalidades .Por outro lado essa política complexa , e eu insisto em dizer que ela não é simples, por que é produto principalmente da história , da geografia e da filosofia, e não é a toa que querem limitar essas matérias , espolia o professor, diminui suas expectativas , retira suas certezas filosóficas ,e nos coloca em dúvida sobre nossa função pedagógica ou demagógica . E se tiver sucesso e quase sempre tem, transforma os professores em coisas que irão ensinar coisas a serem coisas."







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