FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Entenda o que é o comunismo e os outros “ismos”?


O comunismo está ligado a dois teóricos do século XIX, Karl Marx e Friedrich Engels. Ele pode ser compreendido como uma organização social, onde não existiriam desigualdades, pois, para um comunista,  a desigualdade gera violências, misérias, guerras.


Para Marx, teríamos uma sociedade sem classe (mais ou menos: a classe alta, média e baixa) e sem Estado, assim, livre de opressão. Todas as decisões seriam tomadas pelo povo, não existira nada privado, tudo seria público, escolas, bancos, instituições, fábricas  etc.

O comunismo seria uma evolução do socialismo, mas no caso do socialismo, o Estado continuaria existindo, mas tudo continuaria público e socializado. O povo teria direito aos meios de produção como indústrias, escolas, fazendas etc., mas pertenceriam ao Estado.

Após a queda do socialismo da União Soviética, a partir de 1991(leia mais aqui) o sistema perdeu força, apesar de ainda existirem países socialistas, como a China, Vietnã, Coreia do Norte e Cuba.


O socialismo, na realidade, é uma Ciência Humana que estuda a sociedade, como ela é organizada socialmente e como são formados os grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda como a sociedade e a cultura é formada.

Mas, você sabe qual é o sistema brasileiro? Como pode perceber não é nem um nem outro, na realidade o nosso sistema é capitalista, onde os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios etc.) e o dinheiro (capital) não têm um único dono. Os capitalistas ou chamados burgueses (minoria) pagam trabalhadores (maioria) que vivem com salários em troca do seu trabalho, a mercadoria é feita para venda e não para uso pessoal e o proprietário pode admitir ou demitir o trabalhador quando quiser e os proprietários ou burgueses visam ao lucro.

Entramos num sistema feudal e depois capitalista, onde não eram chamados de trabalhadores, mas sim servos e eles pagavam “aluguéis” por estarem trabalhando nas terras dos seus senhores (patrões), trabahavam três dias por semana sem receber nada e ainda lhes deviam gratidão e essa relação servidão/gratidão era dado o nome de vassalagem.

Isso é muito bom para entendermos porque nosso país é tão atrasado cientificamente e tecnologicamente e por que as pessoas estão tão alienadas quanto à educação. Claro que não é tão simples assim e, mais uma vez, convido vocês a lerem mais e se informarem, pois estamos passando por um processo de globalização e as informações hoje são muitas e de muitos lugares. E depois de se informar, você acredita que não evoluímos? Mas, o que ainda falta?

Um comentário:

  1. Um resumo para o comunismo: + de 100 milhões de mortes.
    Comunistas e seus problemas de esquizofrenia, vivem em uma realidade paralela e não aprendem que o comunismo é uma maquina de representação do "inferno" na terra. Já ouviu falar do Massacre de Katyn, pois bem, convido você a ler mais e se informar, ao invés de querer manipular.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!