FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ensino bom era o de antigamente, Será?



Para quem gosta de uma boa história sensacionalista e regada a sangue e tortura, temos a Ditadura Militar que, a meu ver, acabou com o ensino do país. Há quem diga que a escola pública daquela época era boa, tinha um ensino de qualidade e mais ainda, naquela época quem estudava em escola particular era porque não tinha competência para estudar numa pública, pelo nível de exigência do ensino, mas será que era isso mesmo?

O ano anterior ao da Ditadura, antes de 1964, pode-se dizer que foi um bom ano para a nossa educação, pois foi o ano que se formaram grandes educadores, que marcaram seu nome na história, tais como: Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Carneiro Leão, Armando Hildebrand, Pachoal Leme, Paulo Freire, Lauro de Oliveira Lima, Durmeval Trigueiro, entre outros, se informe  aqui.

Só que na época do Regime Militar se formou o caos e alguma coisa estava errada na educação brasileira, a educação era para poucos, para a elite. Assim, resolveram acabar com o analfabetismo no Brasil, criando um programa social, levando-se em conta as diferenças sociais, econômicas e culturais de cada região.

Depois do Golpe Militar de 1964 muitos professores foram perseguidos, torturados e mortos por suas ideologias democráticas e não foram só professores, estudantes também e muitos, Mas, apesar de tudo, houve uma grande expansão das universidades no Brasil e criaram o vestibular, para que só “os bons” tivessem direito ao estudo, mais uma vez elitizando o acesso a educação, pois selecionava aqueles que não eram tão bons alunos e não se dedicavam tanto.



Para acabar com o analfabetismo no Brasil, criou-se o método MOBRAL, só que foi extinto por várias denúncias de corrupção. Foi no auge do período militar, em 1971, que se criou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, leia aqui,, em que se dava uma importância maior ao ensino profissionalizante para que o Brasil começasse a crescer e produzir.

A Ditadura Militar foi um período muito negro de nossa história e ela acabou sendo extinta pelas pressões populares, principalmente de estudantes, músicos, artistas e etc,, muitos deles vivos até hoje, para mais informações acessem aqui. Para terminar, se hoje podemos xingar Governos, lutar por direitos, reclamar, é graças a essas pessoas que  fizeram a revolução, graças a esses jovens. Esse texto é um modo muito simplista de explicar essa história, é só um meio de vocês se interessarem e buscarem mais informações. Garanto que se começarem a pesquisar verão que a política é interessante e vão se indignar com tudo o que aconteceu e acontece nesse país.

Perceberão que hoje muita coisa está errada, mas hoje podemos ir à luta, bem ou mal somos uma democracia e temos liberdade de expressão, mas, o que fazemos com ela? Cadê o jovem brasileiro que um dia lutou pela liberdade, pela educação? É um caso para se pensar e muito.



Para encerrar esse texto: “Marilena Chauí fala sobre trágica herança deixada pela Ditadura Militar à educação. Para quem não sabe, Marilena Chauí é uma das mais importantes vozes femininas quando se trata de Educação e Política no país.  É professora titular, agora aposentada, do departamento de Filosofia da USP e já foi Secretária de Cultura de São Paulo de 1989 a 1992. Tem diversas obras publicadas, mas foram os livros “O que é Ideologia” e “Convite à Filosofia” que a tornaram conhecida pelo público em geral. Vamos para a entrevista? http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/tag/ditadura-militar/

 Complementando esse texto, uma postagem minha no site Universo Racionalista sobre esse assunto e se alguém discorda a única forma de formar uma opinião justa é se informando. Aqui tem uma cronologia com documentários, vale a pena assistir. Clique aqui

4 comentários:

  1. A grande distorção que existe é que as pessoas "perseguidas" pelo governo militar não lutavam pela democracia, queriam sim implantar o comunismo no Brasil, basta ver a história verdadeira de forma imparcial, todos os líderes daquela época que lutavam pela "democracia" hoje estão ou estiveram no poder através do voto direto, e olha o que fizeram. Esqueça sua revolta, esqueça o ódio pelos militares, caia na real. Governo militar nunca é bom, não é essa a atividade fim dos militares, mas foi necessário, ou você preferiria viver numa gigantesca CUBA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu passei a impressão de que estou revoltada e de que gosto de militares há um equívoco muito grande, pois, pelo contrário, aquela época foi absurda e outra coisa, nem de comunismo eu gosto, alias, a minha intenção com esse artigo é passar uma pequena ideia para que as pessoas se informem mais, tanto que coloquei diversos links e nenhum deles defendendo o militarismo, que acho horrível, por sinal. Se te passei essa imagem, terei que rever meu artigo então.

      Excluir
  2. Cibele, não me leve a mal, mas faltou estudo no seu texto.

    Existe vários livros que mostram que a educação melhorou significantemente durante o período militar, foi criado a curso de pós graduação pelos os Militares assim como houve o aumento dos cursos de MESTRADO e DOUTORADO, criaram a EMBRAPA que é referência mundial, além do fomento e financiamento de pesquisa no CNPq, FINEP e CAPES.

    A própria CAPES homenageou as pessoas que fora responsáveis pela construção programa nacional de pós-graduação

    “[...] homenagear um pequeno conjunto de personalid
    ades que tiveram um papel
    decisivo na construção daquele que foi seu principa
    l projeto nos últimos 35 anos – o
    programa nacional de pós-graduação”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um artigo de opinião e foi pelo que li, a questão de que houve algumas coisas positivas não tira o fato de ter tido coisas negativas e não concordo que o ensino de antigamente era bom, pois era uma educação autoritária e elitizada. Fazer "o bem" para uma pequena parte da população é assim tão benéfico? Sou a favor da democracia e se o governo hoje não está bom, precisamos lutar pela conscientização política. Quanto à educação, eu prefiro hoje, com todos os problemas que temos e tenho certeza que muitos jovens também. Toda história contada tem dois lados. Mas, apesar de não ter se identificado, se tiver interesse, faça um artigo dizendo dos benefícios do militarismo na educação e eu posto aqui, pode ser? está convidado (a)

      Excluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!