FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

E ainda estamos no capitalismo?


Depois de entendermos cada tipo de governo, começamos a pensar na ciência e tecnologia e em por que o Brasil decaiu tanto na área educacional. Ao ler alguns textos e analisar a opinião de algumas pessoas no Facebook ,cheguei à seguinte conclusão.

Antes, no entanto, quero deixar bem claro que essa é minha opinião e se não concordarem com ela podem discordar a vontade, pois isso só enriquecerá o conteúdo. Bom, vamos lá!

Na época da ditadura, o ensino era comandado por militares e como vocês puderam perceber, era uma educação extremamente autoritária. Muitos professores, por serem da oposição, acabaram sendo mortos e torturados. Quando a ditadura acabou começou a acontecer uma degradação no ensino, pois ele passou a ser mais abrangente. Começou a haver uma comercialização do ensino, afinal, aqueles que não acompanhavam o ensino eram obrigados a ir para as escolas particulares para poderem “passar de ano”, isso é incrível, mas foi verdade. Hoje a coisa se inverteu, mas, por quê? Leia aqui.


 As escolas particulares começaram a crescer, pois começou a haver um investimento, enquanto que nas públicas não. O Governo começou a investir no ensino profissionalizante, afinal, não seria interessante ensinar o aluno “a pensar” e sim a se profissionalizar para o mercado de trabalho, precisavam de mão de obra, não de jovens questionadores, se é que você me entende!




Aí já dá para se ter uma base do que aconteceu, enquanto nas escolas particulares havia investimentos, a escola pública ia se degradando, os salários iam sendo desvalorizados e os professores se desmotivando cada vez mais. Por que será que as greves feitas pelos professores nunca funcionaram, ou se funcionaram era só para “fazer de conta” que eram atendidos? Simples, se houver uma greve em uma fábrica, calcule qual seria o prejuízo financeiro, para a fábrica e para o país? E a escola, qual seria o prejuízo financeiro?

E mais ainda, as pessoas nunca foram motivadas a estudar e nem a dar o devido valor ao estudo, principalmente naquela época, muito menos a valorizarem o ensino, as mulheres principalmente, estudar para quê? Tudo o que tinham que fazer era ter os “dotes de uma dona de casa” e já estava bom ou, no máximo, viravam professoras. Nem preciso falar que as mulheres se revoltaram, queimaram sutiãs em praças públicas e tudo mais para ter hoje o espaço que conquistaram. Até uma mulher na presidência 
temos hoje! E na ciência então! Leia mais aqui!





Tanto é que não vemos tantas mulheres cientistas. Ciência e educação eram coisa para homens!
Agora vamos refletir na educação de hoje? O que você acha, o Governo investe na educação? Evoluímos? O que falta para melhorarmos nosso país? Quando começarem a ler, se interessarão pelo assunto e verão quanta coisa interessante estamos descobrindo e mais ainda, quanta coisa que temos em comum com o mundo de hoje e que poderíamos mudar. Experimente aqui!


]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!