FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Tudo tem seu lado bom é só perceber!



Não sou partidária, mas qualquer um que estiver fazendo um bom trabalho vou elogiar, assim como se “pisarem na bola” também. E a minha opinião será neutra, sem comentários sobre o que aconteceu de ruim, que foram várias coisas, mas vou falar de um lado que muita gente não consegue ver. O Lula, quando presidente, foi populista e não se importou com a educação. Só que analisando a coisa friamente e colocando de lado mensalões e afins tirei a seguinte conclusão (não esqueçam que é a MINHA  opinião e vocês podem ou não concordar com ela):
Quando o Lula lançou os “Bolsas qualquer coisa” abriu as portas para sua popularidade, só que abriu um leque de oportunidades para que nós, professores, fizéssemos o melhor na área de educação, colocou todos  dentro da escola. E você pode pensar assim: E daí, nosso salário não melhorou em nada! Concordo plenamente, ele investiu nele, não é mesmo? Mas...
Quando colocou todos dentro da escola o professor poderia ter começado a politizar o aluno, não contra esse ou aquele partido, mas desenvolver no aluno o senso crítico, o conhecimento político, como por exemplo: Para que servem os senadores? Qual a importância do voto? Por que a educação é importante? E muito mais. Só que o professor não fez isso e não pensou  que esses alunos de hoje serão os eleitores de amanhã. O Ensino Médio, que é a minha área, física, não é o presidente que toma conta, aliás engana-se acharem que é o presidente que manda no Brasil, quem manda é o povo através de seus representantes, que chamamos de Congresso. E as Escolas Estaduais, como o próprio nome diz, é parte do Governador e do secretário da educação, que hoje é o Geraldo Alckimin (Governador) e  Herman Voorwald (Secretário) .

Bom, quem fará a mudança nesse país? Os jovens, só eles podem lutar por uma educação de qualidade. E vou mais longe, hoje com as cotas nas Universidades Públicas, os alunos verão como o ensino público está falho e poderão se mobilizar para mudar isso, afinal, as Universidades públicas estão muito bem qualificadasl, sem falar em sistemas de bolsas para estudos fora do Brasil, que a população de estudantes carentes que poderiam estar usufruindo disso nem tem conhecimento.
Os adolescentes hoje têm condição de estudar numa universidade pública. Estou generalizando para as públicas, pois estas deveriam ser direito do jovem que não pode pagar uma escola, do jovem carente, que a meu ver, educação é dever do estado, tanto na escola como nas universidades públicas, quem deveria estar lá é o aluno da escola pública, pois ele  não tem condição de pagar uma universidade. 
Esse ano de 2013 vou fazer o possível e o impossível para melhorar a educação nesse país. Quero meus alunos estudando e se formando em universidades públicas. Quero que conheçam um mundo diferente do que este que foi apresentado por eles, afinal o mundo universitário é uma experiência que não tem preço.
Desejo a todos um ano repleto de realizações, prosperidade, saúde e muita fé. Fé no seu potencial. Fé em mudar e construir um país melhor. Fé na vida. Fé nos outros. Um mundo de mais companheirismo e a verdadeira globalização, onde todos percebam que fazemos parte de um sistema e todos temos que lutar pela melhora dele, sem egoísmos e individualismos. Todos juntos faremos a diferença para um mundo melhor! FELIZ ANO NOVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!