FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cientistas do Futuro criam blog para apresentar seus projetos


O programa “Cientistas do Futuro”, parte integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia “Interfaces Cérebro-Máquina” (InCeMaq), projeto aprovado no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq/MCTI, por meio de convênio registrado no SICONV (n° 704134/2009), com sede no Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), foi inaugurado em 2010 e atende 14 alunos do ensino médio das escolas públicas. Duas vezes por semana, eles frequentam a Oficina de Ciência e Comunicação no Projeto de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde e têm agora um blog em que todos podem conferir seus conteúdos, projetos e propostas:
incemaq.blogspot.com
O principal objetivo da Oficina de Ciência e Comunicação é propiciar condições para que os alunos aprendam a selecionar, interpretar e analisar informações criticamente, compreendendo o funcionamento dos meios de comunicação, desde a sua estrutura até a forma como atuam no cotidiano da sociedade, de modo que possam se tornar agentes ativos no uso da comunicação como meio transformador da realidade social.
Agosto 2012
Projeto Andar de Novo na Revista Scientific American



A matéria de capa da edição de setembro da Revista Scientific American, chamada "Além dos limites da Ciência", introduz 10 tópicos científicos que pretendem ampliar a discussão sobre quem somos, o que podemos fazer e para onde nossa espécie está se direcionando.
O projeto Andar de Novo é um dos temas escolhidos. Nesse artigo, Miguel Nicolelis discute a rápida evolução da pesquisa em interfaces cérebro-máquina na última década e as perspectivas para que a abertura da Copa do Mundo no Brasil em 2014 possa servir como palco de uma demonstração do potencial de impacto dessa tecnologia no futuro da reabilitação de pacientes portadores de paralisia corpórea grave.

Leia artigo na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!