FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Sociedade Brasileira de Física, estamos aguardando a sua ética

Palavras em resposta ao comentário feito no artigo anterior, o assunto é:


Boletim [046/2012]
Nota sobre Prêmio L'ORÉAL-UNESCO - For Women in Science (Comissão de Relações de Gênero)

Prezados Colegas,
Vimos por meio desta prestar esclarecimentos à comunidade sobre a atuação da Comissão de Relações de Gênero (CRG) da Sociedade Brasileira de Física (SBF) no processo de indicação de um nome para concorrer ao prêmio L'ORÉAL-UNESCO ``For Women in Science'' que, no ano de 2013, será dedicado às Ciências Físicas.
Em abril de 2012 recebemos correspondência da SBF solicitando à CRG que indicasse um nome para o prêmio da L'ORÉAL. Muito embora esse tipo de atividade não faça parte das incumbências da comissão, respondemos à solicitação, recomendando uma pesquisadora brasileira cujo nome foi escolhido por unanimidade.
A comissão foi então encarregada de preparar até o final do mês de maio a documentação a ser enviada à L'ORÉAL, tarefa que foi realizada com transparência e da melhor maneira possível no prazo disponível.
Cumpre lembrar que, segundo consta no site da L'ORÉAL, cerca de 1000 especialistas do mundo inteiro são convidados a enviar indicações para o prêmio. Logo, a indicação encaminhada pela SBF é apenas uma dentre muitas.
A escolha é feita por um júri internacional composto por 18 cientistas.
Lamentamos a forma como a Profa. Maria Cristina Batoni Abdalla Ribeiro afastou-se da CRG-SBF.
Aproveitamos a ocasião para reiterar nossa satisfação e orgulho por ter uma cientista brasileira contemplada em 2013.
Elisa Baggio Saitovitch (CBPF), Coordenadora da Comissão,
Ademir Eugênio de Santana (IF- UnB)
Suani Tavares Rubim de Pinho (IF-UFBA)
Renata Zukanovich Funchal (IF-USP

Resposta da Professora Doutora Maria Crisitina Abdalla:

"... Aguarde porque há documentos que não são públicos ainda. A SBF reúne em 17/12 diretoria e conselho para discutir o "affair Loreal" . A Profa. Alinka também pediu esclarecimentos sobre quem a nomeou e enviou o dossier incompleto dela. Vamos aguardar."

 E mais ainda:

... "Vergonhosamente, não cita nomes mas foi o vice-presidente Ronald Shellard que aprovou o texto da secretaria da SBF para ser enviado à Comissão de Gênero para indicar uma candidata ao premio Loreal. Tenho os e-mails que comprovam isso. A informação de que entidades jurídicas não podem nomear surgiu bem depois  quando a SBF optou por tirar o corpo fora. Nem a Comissão de Gênero poderia nomear porque também não é pessoa física. Quem nomeou a Profa. Alinka enviando dossiê incompleto foi, de fato, a mocinha que ganhou o premio."


Bom, espero que a SBF se pronuncie dignamente, não é mesmo? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!