FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A matemática não é uma ciência exata


foto do blog da minha amiga do facebook Raquel


Sempre gostei muito de ler. Já cheguei a ler um livro em uma noite. Apesar desse fascínio por livros, sempre gostei da área que chamamos de exatas. Desde pequenos ouvimos que existem três áreas: exatas, humanas e biológicas. Com relação às biológicas e humanas, acredito que até tenha coerência, mas com relação à área de exatas, não. Exatas abrange a matemática, a física e a química e posso garantir que nenhuma das três é uma ciência exata.

Numa discussão, pelo facebook que, acreditem, pode ir muito além de tragédias e gozações, assim como informações inúteis, um colega, Manel Rosa Martins, educador e colaborador do site http://astropt.org/ , me perguntou se, aqui no Brasil ainda tínhamos o hábito de usar a expressão “exatas”, pois é um equívoco, afinal a matemática, a física e a química, de exatas não têm nada.

Mas, afinal, 2 + 2 = 4, certo? Nem sempre...

Uma bola + uma bola = duas bolas.

Mas...

Uma gota de chuva + uma gota de chuva = uma gota maior de chuva.

Isso na matemática. Mas... e na física?

Uma partícula pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, num estado entrelaçado. Quer entender melhor? Então leia um artigo anterior que escrevi sobre estados entrelaçados.

E a química nem se fale, afinal, eles não conseguem achar uma ligação entre a química inorgânica (sem vida) com a química orgânica (viva). Como diz Marcelo Gleiser: “como surgiu a vida da não vida, esse é o grande mistério da química.” E, mesmo assim, a vida foi criada a partir do Big Bang.


Esses são só pequenos exemplos, mas a coisa é mais complicada. Quando escrevi o artigo no INAPE, eu expus sobre um novo mundo, um mundo plano, mas esse mundo plano foi superado também, hoje vivemos num mundo quântico, um mundo de incertezas e indeterminações.

Isso é complicado de entender? Pode ser, se você ainda estiver preso no mundo plano, assim como aqueles que viveram no mundo da Pontolândia viviam, não conseguiam enxergar além dele.

Mesmo Einstein não admitia o mundo quântico. Será que, se estivesse vivo, ainda teria ampliado seu mundo plano para o novo mundo quântico? O mundo está evoluindo, precisamos evoluir nossa mente para progredir e essa evolução será para um mundo quântico, com muitas dimensões, onde a incerteza impera, mas as possibilidades são infinitas.

O mundo quântico é o futuro e não só da física, mas de tudo o que existe no Universo.


18 comentários:

  1. a FISICA QUANTICA MAIS PARECE SER UMA MENTIRA (NADA É PROVADO NESTE CAMPO E SE O TERMO QUÂNTICO TEM UM LIMITE OU NÃO DE COISAS QUASE INFINITAMENTE PEQUENAS
    a UNICA TEORIA FISICA EXATA É A TEORIA DA RELATIVIDADE , ASSIM COMO 6+ 7 = 13.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hamilton, saímos de uma era determinística para uma era não determinística e não temos mais como fugir disso. Quando me refiro a matemática não ser exata, quer dizer que hoje caculamos as probabilidades, isso não quer dizer que não existe, mas que existem probabilidades que são calculadas. Eu também preferia a física/ciência determinística mas não depende mais de nós, infelizmente. rssss Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
    2. por enquanto a teoria da relatividade continua valendo, mas em um futuro não tão longe ela pode ser substituida por outra melhor e mais "exata", na matemática e principalmente na física teorias são apenas teorias, e elas podem ter falhas, por isso não deve dizer que são EXATAS, e 6+7 pode não ser igual a 13, depende do que está sendo somado, o Universo é cheio de possibilidades e mistérios, por isso não se deve fazer afirmações sem uma boa base para se apoiar.

      Excluir
    3. Por enquanto a teoria da relatividade contniua valendo, mas em um futuro não tão longe ela pode ser substituida por uma melhor e mais "exata", na matemática e principalmente na física as teorias são apenas teorias, podem ter falhas oque faz delas não exatas, assim como o 6+7 talvez não seja 13 depende do que estamos somando, o universo é cheio de possibilidades e mistério.

      Excluir
    4. Exatamente! Ela funciona até a página 2, no nosso universo ela não, tanto que nem conseguimos unificar as quatro forças ainda. Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  2. Tudo mundo dizendo que e gênio... 1+1=2 ... Depende do que e 1??? Por isso existe a simbologia na matemática.... A B C J... Se 1 e igual a uma gota de água A... Dai a matemática faz uma fórmula para calcular isso... Fisicamente....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o que q a simbologia tem a ver com a chuva?? pq quando você fala de chuva vc fala de algo real e não imaginario, ate pq a ou b na matemática só existem se forem números reais, por exemplo se eu colocar A+A=A na simbologia matematica eu vou estar certo??

      Excluir
    2. Não acredito que a matemática é uma ciência totalmente exata, pois nem tudo podemos provar por meio da matemática, como medidas, não sabemos a totalidades dos números primos, o problema das dízimas, os números irracionais e etc. Sabemos que ela é fantástica, pode nos ajudar com muitos cálculos exatos e também muita demonstração, mas sabemos que ela trabalha com o abstrato com intuitivo, com o não concreto.

      Excluir
  3. Por que se fazendo de genio ? Ninguém tem o direito de pensar? Nem tudo é determinado e essa é a questão. Obrigada pelo seu cocomentário

    ResponderExcluir
  4. Por que se fazendo de genio ? Ninguém tem o direito de pensar? Nem tudo é determinado e essa é a questão. Obrigada pelo seu cocomentário

    ResponderExcluir
  5. O termo "exatas" é relacionado à busca de um padrão, sistemático, que explique comportamentos na matéria e/ou energia. Por exemplo a teoria das incertezas, na equação de Schrödinger, é uma certeza sem exceções. E se realmente estudar ciência de forma menos superficial, terá um conceito diferente antes de postar uma coisa tão sem noção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na física quântica não existe certezas, mas probabilidades e isso acontece em vários segmentos de nossa vida. Até a física newtoniana tudo era previsto e exato, mas isso não funciona em todos os sistemas. Se acha que falei bobagem escreva um artigo contestando e eu publico aqui, pois é importante outros pontos de vista e é justamente pra isso que a ciência serve. O convite está feito e será muito bem vindo. Obrigada!

      Excluir
  6. Caramba! Passarei a acompanhar sua escrita sobre estes assuntos. Quanta clareza e simplicidade ao abordar temas tão complexos e difíceis. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Confuso, pois como pode o homem que e um ser falivel criar uma ciençia exata? seja ela qual for.
    Nada, que esteja na criaçao do homem pode ser exato, Pois o proprio homem comete erros.quando se diz que uma ciençia e exata temos que ver que foi o homem que a descobriu e muito depende da relaçao 1+1 sao 2 depende do que estejamos a falar e a contar, eu posso dizer com certeza que 1+1 nao sao 2 se eu disser 1 espermatosoide + 1 ovulo pode gerar trigemeos ou mais, logo desmestifico a matematica no conseito exato pois se fosse exata tudo que fosse 1+1 teria que ser sempre 2 e nao é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Ainda não dominamos as forças da natureza e nem o universo

      Excluir
  8. Isso tá mais para filosofia do que para ciência de fato.
    1+1 = 2 aqui e em qualquer lugar do mundo, dormimos e acordamos e muita coisa ao nosso redor funciona perfeitamente por conta dessa máxima.
    Se começam a querer dizer "depende do que está se somando" e outras coisas nada mais é que querer tratar essa questão num plano que não seja mais matemático, lógico, exato.
    Quando se diz 1+1 = 2 é pq 1+1=2 e pronto, já basta os péssimos índices que a nossa educação possui nos testes aplicados, imagina se formos agora ensinar que 1+1 pode não ser 2??
    E digo mais, os fenômenos quânticos não são aplicáveis no mundo macroscópico, vc não vai ver duas bolas de bilhar ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. O universo quântico é um universo microscópico e levará muito tempo para conseguir compreender muitas coisas, quem sabe até ver o que acontece nesse mundo no mundo macroscópico.
    Mas até lá para a nossa realidade 1+1=2 e isso tem por séculos funcionado muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz uma analogia entre a física determinística de Newton e a Moderna e quando saímos da física de Newton ela não é mais determinística, mas probabilidades. Obviamente que 2 + 2 = 4, mas entre 2 e 3 existem infinitos números e eles não deixaram d3e ser 2.

      Excluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!