FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

E deu-se a luz...como onda ou partícula?


Essa história da luz dá conversa até hoje! Newton dizia que a luz era uma partícula e Huyghens dizia que era onda, aliás, ao contrário, pois Huyghens disse antes. Pior, ou melhor, é que os dois estavam certos. A luz é uma onda ou partícula muito temperamental, pois quando está de mau humor emite ondas de luz e quando está de bom humor vira uma partícula e emite pequenos pacotinhos de luz, chamados feixes de luz. Esses pacotinhos, ou melhor, feixes de luz têm um nome mais bonitinho e simples, fóton. Então, cada vez que você acende a luz do seu quarto, milhões de fótons são disparados pelo seu quarto, por isso abaixem-se quando acender a luz, pois sua velocidade é muito grande, mais ou menos 300.000.000 metros por segundo (famosa velocidade da luz, popularmente apelidada de c). Quando a luz é partícula, ela emite fótons e quando é onda emite ondas (claro, né!).

E quem ainda não ouviu falar no experimento da fenda dupla de Thomas Young? Você não? Ah, então vou dar uma breve explicação e seria muito legal procurar esse experimento para saber mais detalhes. Nesta experiência ele sugere que a luz se comporta como onda, pois aproveitou a teoria do Huyghens, e através desse experimento ele consegue mostrar o comportamento da luz como onda, ou quando ela resolve ser onda. É uma pena que hoje em dia é difícil ter nas casas aquelas fechaduras com “buraquinhos de chave” grandes, ou melhor, com a fenda maior, pois dava para termos uma idéia desse experimento. Mas já teve muita gente bisbilhotando em buraco de fechadura não é? http://idelfranio.blogspot.com/2010/09/0110-luz-nem-sempre-se-propaga-em-linha_12.html


Einstein, que não era nem um pouco bobo, pegou o gancho do Young e ganha o Nobel (premio mais cobiçado na física) com o efeito fotoelétrico, mostrando que a luz irradiava feixes formados por pequenos pacotinhos que ele chamou de fótons, falando de uma maneira bem, mais muito bem mesmo, simplória, efeito fotoelétrico é quando uma placa de metal é atingido por um feixe de luz, que chamamos de radiação eletromagnética e emite elétrons, mas espero que vocês tenham a curiosidade de procurar maiores detalhes, pois não é tão bobo assim, a coisa é bem mais interessante, mas continuando... vamos ver a luz como onda primeiro.

Quando vemos e sentimos uma onda no mar você acha que é a água que se move? Pois tenho uma notícia para você, não é a água que se move e a onda de água não é feita de água, é feita de energia, não acredita? Pois é a energia que está viajando num meio material, que é a água. É isso mesmo, assim como a luz viaja na água ela também viaja no ar, mas não conseguimos ver nada, aliás, a luz não precisa de lugar nenhum pra viajar, fisicamente falando, a luz não precisa de um meio para se propagar e ela além de luz é energia, metida ela!!! E como é uma energia existem ao seu redor campos, campos elétricos e magnéticos, assim, além de ser energia, é também radiação, ou seja, radiação eletromagnética. Quanta coisa ela é!!!!!
Como onda ela tem tamanho, afinal, os surfistas, principalmente, sabem disso, e esse comprimento é medido em metros, e para não colocarmos numa prova “comprimento de onda”, vamos dar um nome pra ela, ou melhor, um símbolo (adoramos símbolos), e o símbolo escolhido por unanimidade foi uma letra grega, o lambda λ ( gente, isso é uma brincadeira, pois na matemática tudo tem um porquê e o legal seria que vocês fossem buscar essas informações, que são muito impressionantes e interessantes) e esse comprimento de onda é medido do alto da onda, ou melhor, do seu pico, e de um pico ao outro e como eu já disse, a medida é dada em metros.

Quanto mais picos de ondas em um metro, maior será sua freqüência, pois é, onda tem freqüência sim. Só que, no caso da freqüência, não adianta só falarmos do metro, pois esse metro tem que ser num determinado tempo, ou melhor, num segundo, então quanto mais picos num segundo, maior a freqüência da onda, mas vamos falar tudo isso de uma maneira mais bonito, ao invés de falarmos que a freqüência é o pico da onda em cada segundo numa distância de um metro, usaremos o termo ciclo de onda por segundo, que vai ser dado em hertz, fica melhor não acha? Não? Então vou resumir:

O seu comprimento de onda é dado pela sua velocidade, que é a velocidade da luz, dividida pela sua freqüência, matematicamente e fisicamente falando, se não haja folha para calcular tudo isso, vai ficar assim: λ= c/ f. Tudo isso é para que vocês entendam um pouco mais sobre a física, mas vendo como uma outra linguagem e não como uma coisa desagradável, pois não é! E com isso vai entender um pouco mais essas notícias sobre neutrinos, bósons e mais notícias relacionadas á ciência. http://ciencia.hsw.uol.com.br/luz4.htm http://www.exatasonline.com.br/videos.html#!aula/24/
http://blog.rafaelporto.com/2009_03_01_archive.html

2 comentários:

  1. Olá, professora!
    Excelente texto. Gostei mais ainda da iniciativa do blog.
    Agradeço a referência a um de meus posts.
    Só pra efeito de atualização, o trabalho migrou desse antigo blog pessoal (o citado idelfranio.blogspot...) para www.fisicamarginal.com, onde há, agora, inclusive, um canal de vídeos. Caso lhe sejam úteis. Estão à disposição.
    Compartilhei também essa sua postagem no facebook, na página do blog. Caso queria visitar: www.facebook.com/FisicaMarginal
    E você vai encontrar no seu perfil uma solicitação de amizade. Aceita lá! Sou eu, Idelfranio!
    =)
    Abraço!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal seu blog, já curti e já compartilhei. Tudo que se refere à ciência é bem vindo:)))

      Excluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!