FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Fisicamente falando, vivemos no Caos!


Imagine que você tenha o sonho de ir para determinada faculdade. Estudou muito, se preparou. Mas no dia do vestibular, pega um engarrafamento gigantesco ou o carro quebra, o pneu fura, enfim, você não consegue chegar no horário do vestibular. Portanto, não vai estudar naquela faculdade tão sonhada, mesmo assim passa numa outra que é tão boa quanto aquela. Será que isso foi uma tragédia?

Aparentemente sim! Mas na realidade não sabemos, pois sua vida irá mudar. Você foi para outra Universidade, se formou, arrumou um grande emprego e está muito bem.

Isso foi um caos? Sim, foi a Teoria do Caos!

O caos sempre esteve associado à desordem não é mesmo? Mas a coisa não funciona assim, pelo contrário, graças a essa teoria é que conseguimos algumas explicações. Caos não é desordem, pelo menos não na física.


Edward Lourentz, na década de 60, sabia muito bem o que era isso, afinal foi ele que desenvolveu essa teoria. E adivinham o que ele era? Meteorologista. Só podia ser, não é mesmo! Se, hoje em dia, com toda a tecnologia que temos, a meteorologia "erra" de vez em quando, imagina naquela época.

Devido a essas imprevisões meteorológicas ele tentou encontrar uma explicação para esses equívocos. Afinal, no princípio, estava tudo certo, porque tudo mudou de repente?

Ele observou que uma pequena modificação no inicio, aparentemente insignificante, ocasionaria repercussões gigantescas. E ele fez o seguinte experimento: no inicio de um de seus cálculos, resolveu digitar um dos números com casas decimais a menos, achando que isso não teria a menor importância. Mas não foi isso que ocorreu, o resultado modificou, e muito, a sua previsão. Naquela época estudava massas de ar e essa pequena alteração acabou transformando completamente os padrões sobre as massas de ar.


E como na física precisamos da matemática, Lourentz desenvolve suas equações. Surge, assim, a Teoria do Caos. Também, em 1970 surge o matemático Benoit Mandelbrot com suas equações sobre fractais. Os fractais é a geometria da natureza, toda a nossa natureza é formada por figuras geométricas, como estão vendo nas figuras, e a matemática estuda essas belas figuras que a natureza nos proporciona. E essas equações “batiam” com a que Lourentz tinha desenvolvido.
 A união dessas duas teorias matemáticas mostra que a teoria do caos se encontra em todos os lugares, que convivemos com ela todo o tempo, dando sentido ao Universo!
Resumindo, a teoria do caos é um fenômeno que não pode ser previsto por leis matemáticas, pois qualquer oscilação ou alteração no início resulta num outro fim.

E vou mais longe, essa teoria prova que não existe um destino, tudo está gerado pelo acaso, qualquer acontecimento no percurso do caminho pode gerar uma mudança drástica, não necessariamente ruim! Então, o que chamam de destino, nada mais é do que a teoria do caos, pois nossa vida é uma série de pequenas circunstâncias, não é mesmo!





2 comentários:

  1. Pow, legal o texto, ele quebra o preconceito negativo sobre o caos ser necessariamente ruim

    Seria legal se tivesse uma continuação sobre o assunto, pois ele é bastante interessante :)

    ResponderExcluir
  2. Pretendo falar sobre a entropia, pois muita gente confunde. Tive essa ideia com um colega que me postou perguntando, valeu!!!! :)

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!