FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 7 de abril de 2012

Por que o M da Teoria M?



            Eu sou fascinada pela Teoria M! Não importa se ela está certa, se é provada, o que importa é que é fascinante! E a história dela é mais interessante ainda. Vou tentar simplificá-la, para que vocês compartilhem um pouco dessa história.
         
            Desde 1920, os cientistas, inclusive Einstein, tentou buscar uma Teoria de Tudo. E, no meio dessa busca surge uma teoria que pode mudar tudo isso...
         
           A Teoria M que diz que o nosso Universo não é único, existem Universos paralelos. Essa ideia surgiu ao estudarem o interior do átomo, as partículas, e com isso, concluíram algo espantoso e ao mesmo tempo mais estranho do que a ficção científica poderia supor.

           Os místicos adoram inventar, dizem que existem fantasmas e espíritos dentro desses universos, mas a última coisa que a ciência quer é estar associada a esse tipo de superstição, mas excluindo a ideia de  fantasmas e os espíritos, resolveram estudar as partículas, pois são mais concretas e reais, pelo menos mensuráveis. Assim descobriram que não conseguiam saber a localização delas, pois elas poderiam estar em vários lugares ao mesmo tempo. E tudo começou...



             Depois de milhões de cálculos perceberam que havia algo errado, pois as equações explodiam, é isso mesmo, explodiam, numa infinidade de infinitos. Então estava tudo errado! Não havia mais esperança e toda a matemática parecia perdida!

             Do nada, aliás, de toda matemática confusa. Surge a salvação!

              O casamento entre a Teoria M e a Teoria das Cordas, onde diz que o Universo possui dez dimensões, e a Teoria da Supergravidade, onde há onze dimensões.
     
              No início eles negaram a Teoria da Supergravidade, mas depois de tudo perdido "pararam de frescura" e resolveram aceitar as onze dimensões da Supergravidade.

             Mas na Teoria M as cordas eram diferentes, elas esticaram e se combinaram no Universo e ele passou a estar conectado por minúsculas cordas, mas por uma vasta estrutura: uma Membrana. Logo, Teoria das Membranas. Você achou que a coisa era simples, só quem tem uma imaginação e muito conhecimento matemático pode conceber esse tipo de ideia.


             Vamos parar por aqui, por enquanto. E aguardem os próximos capítulos da nossa: Teoria M.

9 comentários:

  1. Ciebele, muito Legal, nunca havia ouvido falar da teoria M, adorei, agora me deixou curioso já estou pesquisando e aguardando o próximo texto.

    ResponderExcluir
  2. :)Mauricio isso é uma novela mexicana, cuidado! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Faltou responder a pergunta feita no título haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro e vc vai descobrir no próximo post hahhahahhahahha

      Excluir
  4. Mas se prestar atenção no último penúltimo parágrafo vai perceber que eu respondi sim ;)

    ResponderExcluir
  5. A resposta está perdida no texto, mas ainda assim você não respondeu a pergunta que fez. Isso, de certa forma, empobrece seu texto.
    Existem também muitos errinhos. Acho que você deveria terminar de escrever tudo, revisar e depois postar o texto completo. Ficaria melhor.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou prestar atenção na sua dica. Geralmente eu peço pro meu pai revisar meus textos quando escrevo pro site do INAPE ou pro Ciência e Tecnologia, mas ele está, geralmente, muito atarefado e não quero incomodá-lo com esse tb, pois esse é mais pessoal. Geralmente posto sem dar muita importância ou conferir, mas achei muito legal isso, vc me falar isso vai me fazer rever e prestar mais atenção a esses textos que julgo sem importância. Obrigada! :)

      Excluir
  6. Maligna? Não :( Magnífica, a matemática nela é perfeita e a vantagem de ser físico é que podemos da asas a imaginação e com a ajuda da matemática, já a parte experimental...é outra história :))))

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!