FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?


A mesma questão vem sendo levantada pelos astrônomos, mas em relação aos buracos negros. Para quem ainda não conhece, um buraco negro é a eclosão de uma estrela muito, mas muito grande que ao invés de explodir, ela implode e cria uma força gravitacional tão intensa que nem a luz escapa e tudo que estiver ao seu redor é engolido, inclusive galáxias inteiras, por isso o termo buraco negro.
Como eles acabam ninguém sabe, nem mesmo sabem se eles acabam. Após observações chegaram à conclusão que conforme a galáxia vai crescendo o buraco negro crescia junto. Só que, segundo as últimas observações, astrônomos encontraram galáxia pequenas com buracões. A Dra Sandra Faber, astrônoma e professora da Universidade da Califórnia diz que eles parecem estar fora de sintonia, pois cresceram mais rápidos do que as galáxias e estão desproporcionais ao tamanho das galáxias jovens. E algo ainda mais confuso é que observaram que nos buracos negros pequenos não tem estrelas em volta, ou seja, então eles não crescem de acordo com o que devoram. Essas novas pesquisas vão mudar a maneira com que vem sendo passado até hoje em relação ao crescimento das galáxias e a evolução dos buracos negros. Para maiores detalhes, acessem http://cosmonovas.blogspot.com/2011/09/quem-veio-primeiro-as-galaxias-ou-seus.html. Essa pesquisa será publicada na próxima edição do Astrophysical Journal.
Em 2004, Steven Hawking, o renomado cientista da Universidade Cambrige e autor dos livros Uma breve história do tempo e Universo numa casca de noz entre outros, desaponta as teorias anteriores que dizia que os buracos negros poderiam ser uma passagem para outros universos. O professor, apesar de suas condições físicas desfavoráveis, possui uma mente brilhante e um bom humor também, pois nessa sua nova, mas não tão nova teoria ele diz que os buracos negros preservam a informação do que engolem, não sendo possível viajar no tempo, mas preservam e cuspem para fora as informações das estrelas mortas que engoliu. “Sinto desapontar os fãs de ficção científica, mas se a informação é preservada, não é possível usar buracos negros para viajar para outros Universos” – diz Hawking na 17ª Conferência Internacional sobre relatividade Geral e Gravitação com mais de 800 físicos presentes. Ao questioná-lo sobre o que iria analisar agora, já que o paradoxo do buraco negro havia sido, aparentemente resolvido, ele simplesmente diz “Não sei”, provocando risos na platéia. http://noticia.hlera.com.br/ciencia/stephen-hawking-apresenta-nova-teoria-dos-buracos-negros/ Claro que os cálculos foram revisados por um monte de físico, mas até agora não teve ninguém que apresentou uma nova teoria. Logo, logo descobrem também esse "paradoxo", quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?

5 comentários:

  1. Essa última é fácil: O galo nasceu primeiro.Um galo hermafrodita chamado Adão que gerou uma galinha chamada Eva. Simples. Estudai o galo e conhecereis o homem. Toda verdade está na galologia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk ou era uma galinha hermafrodita? pois assim teria ovolu

    ResponderExcluir
  3. Boa essa!
    Pois é... Pode ser. Enfim, por trás das galinhas, os ovos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra ovulo, foi uma metáfora que se refere a ovo, eu só não coloquei entre aspas, mas a pessoa pra quem eu respondi entendeu muito bem o que eu quis dizer, ou seja, pra um bom entendedor meia palavra basta, será que a burrinha fui eu?

      Excluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!