FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 13 de março de 2021

Uma Lição na Pandemia

 

                                                                Foto: Olhar Digital

Depois desse, aproximadamente, um ano de pandemia e todas as suas consequentes tragédias, apesar de tudo, há algo bom que possamos tirar como lição, caso o brasileiro aprenda o que deve ser valorizado: a Ciência, a Tecnologia e a educação pública e de qualidade.

A ciência sempre esteve nos bastidores, principalmente cientistas, e o momento agora é, além de muita pesquisa, gerar um canal de comunicação entre eles e o público leigo, o que já vem sendo feito por parte de muitos. Antes tarde do que nunca!

Diante desse movimento antivacina, que já estava ocorrendo antes mesmo da pandemia, com ela (a pandemia), a coisa tornou uma proporção descomunal e sim, a ciência e os pesquisadores precisam se aproximar da população, principalmente os jovens, e mudar isso, afinal todas as evidências estão a nosso favor. A vacina é uma realidade e funciona.

Apesar do empenho de muitos, ainda falta um alcance maior, pois os cientistas encontram muitos que ainda duvidam e acreditam em remédios não comprovados pela ciência, mas com tudo o que vem acontecendo a hora é de alertar e mostrar que quem vai salvar milhões de vida é ela (a ciência), é quem fará o trabalho mais pesado, salvando vidas. É só ela que pode fazer isso nesse momento tão delicado!

E quem é o cientista? É aquele que estudou anos e anos e hoje a sua profissão, não tão bem remunerada e sofrendo cortes, vive num laboratório procurando (pesquisando) remédios, sua eficácia e prevenções (vacinas) para males que muitas vezes foram causados pelo próprio homem. E agora, com tudo isso, a maioria dos brasileiros perceberam que não basta o trabalho deles, precisamos de políticas públicas eficazes, com pessoas que saibam o que estão fazendo no comando do país.

Não bastam médicos, enfermeiros, cientistas, professores e a tecnologia, não basta que eles estejam e continuem nos bastidores, suas vozes precisam ser ouvidas. O primeiro passo já foi dado, mas ainda há muito o que fazer. E que isso comece com os professores, que eles ensinem aos seus alunos o que é ciência, como ela funciona, para que as novas gerações não repitam o mesmo erro que cometemos ao delegar o comando do país, durante todo esse tempo, a quem não valoriza educação, ciência e tecnologia e não valoriza seus profissionais e professores. E, mais ainda, que deem ouvidos a quem realmente sabe do que está falando, e isso inclui os jornais, os divulgadores.

Muitas vidas se perderam, mas podemos salvar muitas delas ainda. Se as futuras gerações continuarem negando os nossos profissionais, estaremos fadados à destruição da nossa única casa e nossa única família: a Terra e os seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!